Valença do Piauí, 14 de maio, 2025

Especialista destaca a importância do Marketing Politico para o sucesso eleitoral

O especialista em marketing político, comunicação, mídias digitais e gestão publica, o valenciano Stenio Lima Verde Cavalcante, conversou com o Portal V1 sobre a importância de um profissional de marketing na campanha eleitoral.

Stenio Lima Verde, que iniciou sua jornada na campanha do ex-governador Mão Santa, tem em seu currículo várias campanhas eleitorais de ex-candidatos como: Nazareno Fonteles, Osmar Junior, José Hamilton, Silvio Mendes e na região valenciana coordenou as campanhas vitoriosas de Tomé Portela e Manoel Portela Neto em Aroazes, além de outros municípios como Demerval Lobão, Beneditinos, Parnaíba, Luís Correia e União.

Na entrevista ele fala dos preparativos de uma campanha, sua evolução e a política em tempos de redes sociais.

O que é Marketing Político?

É toda estratégia que um político ou partido utiliza para comunicar-se com seu eleitorado, entendendo suas necessidades e principalmente adequando sua campanha a essas necessidades. Toda estratégia de marketing político deve conter uma comunicação transparente para que o eleitorado tenha consciência dos objetivos e metas do seu candidato. O objetivo do marketing político, além de ganhar uma eleição, é também a de construir a imagem de um candidato de forma sólida e consistente para seu eleitorado.

Qual a importância do Marketing na Política?

Após conhecermos as estratégias possíveis para construção de um excelente marketing político podemos compreender o quanto o mesmo é essencial para garantir ao candidato ou partido a construção de uma imagem sólida e marcante. Ainda que não ganhe as eleições, essas estratégias ajudarão a traçar caminhos consistentes para uma próxima campanha, inclusive possibilitando que o candidato utilize tudo que construiu para aumentar a robustez dos seus objetivos futuros.

O que mudou nas eleições com a entrada das redes sociais?

Com a evolução das redes sociais, também alterou a maneira como nos comunicamos e interagimos online. É difícil imaginar, que há dez anos, as pessoas utilizavam bastante o e-mail e SMS para trocar mensagens pessoais. Dessa mesma forma também mudou a maneira como os candidatos se comunicam e interagem com seus eleitores. Hoje é tudo rápido, instantâneo, tudo a um click. Um político que não possui presença marcante nas redes sociais nos dias atuais, não é só negligente com o seu marketing, mas também com a comunicação com a população que o elegeu.

Quais os segredos para uma campanha vitoriosa?

Elaborar um planejamento geral da campanha com a definição da equipe e das atribuições de cada integrante, delimitação do orçamento e das formas de captação de recursos, temas que serão priorizados ao longo da campanha, posicionamento sobre assuntos em destaque de interesse de cada comunidade, propostas que terão destaque nos meios de comunicação e da população, definição do público-alvo que deverá ser atingido, o target do candidato, mídias e veículos de comunicação que serão utilizadas para a divulgação do candidato, produção de vídeos com ideias e propostas de interesse de todos, slogan, logotipos, jingles e uma forte presença nas redes sociais a que seu target (público alvo) tenha acesso e interesse.

Stenio lembra ainda que a escolha da equipe de marketing deve ser definida junto com a decisão do candidato decidir participar da campanha política.

“Uma das principais ações dos candidatos e partidos é definir o mais cedo possível a sua equipe de marketing.  Com posições definidas, o time pode planejar, pesquisar e testar com pequenos grupos tudo o que foi criado primeiro para a pré-campanha e depois para a campanha. Candidato a vereador ou a prefeito que realmente quer ganhar a eleição precisa de um marqueteiro, precisa de uma pessoa que defina estratégias certeiras para vencer as eleições” acrescentou.

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