Portal V1

Estudante de Medicina recebe incentivos do Governo do Piauí

29/01/2010
Luciano Carlos foi recebido pelo secretário de educação Antônio José

Luciano Carlos foi recebido pelo secretário de educação Antônio José

O estudante Luciano Carlos da Silva Sousa, 19 anos, natural da cidade de Valença do Piauí, e que foi aprovado no vestibular da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) para o curso de Medicina, recebeu, nesta quarta-feira, 27, da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), uma bolsa no valor de um salário mínimo ao mês enquanto frequentar o curso na Uespi. Além disso, Luciano Carlos receberá no início de cada ano uma contribuição de mil reais para a compra de livros.

“Medicina é um curso muito caro e por isso vamos ajudar a família de Luciano a mantê-lo na universidade”, disse o secretário estadual da Educação, Antônio José Medeiros, que também entregou um notebook ao estudante. Luciano Carlos mora na comunidade Caatinga Branca, zona rural de Valença. Ele fez o ensino fundamental na Escola Municipal Ulisses Vale Veloso, também na zona rural da cidade. O Ensino Médio foi feito na Unidade Escolar Maria Antonieta, na zona urbana de Valença.

Luciano Carlos é um dos maiores exemplos de que o ensino público do Piauí é de qualidade. Filho do agricultor Antônio Carlos da Silva Sousa e de Luiza da Silva, desde criança ele manifestou interesse pelos estudos. Entusiasmados com a dedicação do filho, o pai trabalhava na roça e a mãe vendia pimenta para garantir os seus estudos e dos irmãos.

Com a aprovação no vestibular no curso de Medicina que tradicionalmente era feito por filhos de famílias abastadas, Luciano ganhou o reconhecimento da sociedade e das autoridades do Estado, onde é exemplo para outros jovens.

“Agradeço a Deus e a todas as pessoas que me ajudaram”, disse Luciano, após receber os incentivos da Seduc e também do Hospital São Marcos e da Prefeitura de Valença. Ele destacou que o reconhecimento da sociedade pelo seu sucesso nos estudos é um dos pontos mais importantes. “Sou de classe humilde, estudei bastante na escola pública para ser aprovado para Medicina”, enfatiza.

 Na solenidade realizada na Sala de Reuniões da Seduc, ele estava acompanhado do pai Antônio Carlos, da mãe Luiza, e também do prefeito de Valença, Francisco de Assis Alcântara, e do vereador Lindomar. O pai de Luciano, Antônio Carlos da Silva Sousa, disse que está muito feliz com a conquista do menino, que agora é referência na educação do Piauí e do Brasil.

O prefeito de Valença, Francisco de Assis Alcântara, disse que o jovem Luciano Carlos engrandece o ensino público que vive um grande momento. “O Luciano estudou em escola municipal, na zona rural de Valença, e em escola estadual na zona urbana da cidade”, comemora Alcântara.

Fonte: SEDUC

Compartilhe

1 Comentário

  1. EU, fico muito feliz, em ver o poder publico ajuda uma familia humilde da zona rural. ficou aqui nos bastidores tocerndo para um final feliz. Mas um proficional de medicina da zona rural. ficou muito feliz.

Deixe seu comentário