Valença do Piauí, 24 de jan, 2022

Feira dos Artesãos Valencianos é realizada no Terminal Rodoviário

Prefeitura Municipal de Valença do Piauí por meio da Secretaria de Cultura realizou na manhã deste sábado 27 de novembro, a Feira dos Artesãos Valencianos no Terminal Rodoviário. A feira reuniu uma grande variedade de trabalhos artesanais expostos para visitação e venda dos produtos.

Nesta primeira feira 25 artesãos fizeram a apresentação dos seus trabalhos, a Secretaria de Cultura Lilian Cavalcante, explica como se deu a iniciativa para realização da feira de artesanato.

 “Esse projeto foi iniciado assim que eu recebei a pasta da Secretaria, primeiro passo foi tirar a carteira do artesão, porque nenhum secretário anterior teve interesse em trabalhar com eles, e tirar a carteira dá um valor a eles, valor cultural, possibilitando que eles possam participar de editais, também ajudar eles a comprarem seus produtos e a realizar essa feirinha que em outros estado é muito famoso, e isso gera renda e renda até melhor do que se tem dentro da cidade porque você consegue exportar seu produto”, destaca a secretária.

Lilian Cavalcante ainda frisa a variedade de produtos expostos, “é uma arte a cultura daqui de Valença, o crochê, bordado, feltro, bonecas de pano, tem gente que não está aqui hoje, mas trabalha com couro, então é muita variedade e todo dia nós descobrimos novas pessoas que trabalham no anonimato e a Secretaria de Cultura está aqui para ajudar e o prefeito Marcelo está dando todo o apoio para eles”, explica a secretária.

O artesanato é reflexo dos costumes e tradições de um povo, a artesã Maria dos Passos da comunidade Quilombola da Tranqueira, sabe bem disso, ela juntamente com outros membros da comunidade vieram expor e vender seus produtos.

 “Estamos aqui representando nossa cultura através do nosso artesanato feito com a palha da carnaúba e do tucum, também trouxemos o doce de buriti, a tapemba de buriti como chamamos. É um prazer e honra para nós da comunidade, porque isso nos traz reconhecimento do nosso trabalho e é um orgulho para a comunidade, queremos agradecer a Secretária de Cultura que disponibilizou esse espaço para nós expor”, agradece a artesã.

O vereador Vanildo Castro, que esteve visitando os estandes falou da importância da Feira dos Artesãos para geração de renda.

“Esse é o primeiro passo para os artesãos valencianos que nós nem sabíamos que existia na nossa cidade e a gente ver a força da população participando e para esse pessoal isso vai gerar emprego e renda, isso é de extrema importância para o município valenciano que a gente sabe que tem um déficit de emprego muito grande e isso é uma geração de renda tanto para o pessoal da cidade como para as comunidades. A gente fica muito satisfeito com essa atitude da Secretaria de Cultura e do Prefeito Marcelo Costa, porque tudo acontece com apoio do prefeito que quer fazer e incentiva as secretarias para realizar esses trabalho e beneficiar a população”, frisa o vereador.

Junto com a Feira dos Artesãos foi realizado várias ações de saúde: Aferição de pressão arterial, saturação do oxigênio, teste de glicemia através do CESV e aplicação de Flúor pela Odonto Company.    

0 Comentário