Festival do Senhor reúne fiéis durante o Carnaval em Valença do Piauí
Durante o período de carnaval, muitos católicos valencianos escolheram viver esse momento de um jeito diferente, participando de louvor, pregação, adoração e partilhando da Santa Missa. Esses momentos aconteceram no Festival do Senhor que em Valença do Piauí já é realizado há 21 anos.
A coordenadora do evento, Daniele, destacou a importância espiritual da edição deste ano. “Estamos na nossa 21ª edição, e a cada ano o Senhor vem nos enriquecendo ainda mais, e durante esses três dias nós conseguimos sentir esse amor de Deus por meio da ação do Espírito Santo, por meio dos momentos de louvor, de oração, da santa missa, e também tivemos a atração da banda católica ‘Os Piradinhos’, que foi uma grande manifestação da providência divina, dessa certeza de confiar nos planos de Deus”, contou.
Ela também ressaltou o envolvimento da comunidade local e da região: “Graças a Deus a cada ano a Valença e região vem acolhendo, participando, doando, sendo muito prestativo com o Festival do Senhor”, disse.
O pároco de Nossa Senhora do Ó e Conceição, padre Toinho, que participou da programação, falou sobre o significado do festival no contexto da Igreja Católica.
“O Festival do Senhor já é uma tradição em toda a igreja católica, em todo o Brasil, muitas comunidades, muitas paróquias, muitas dioceses estão vivenciando e nesse momento estão encerrando o Festival do Senhor, e também tem muitos retiros de grupos, de pastoral, de paróquias por esse Brasil, aproveita esse momento do carnaval para refletir, para pensar, para raciocinar, para fazer uma experiência mais profunda com Deus, com Cristo, com o Divino, com o Sagrado”, destacou.
Segundo o sacerdote, o evento representa um momento de renovação espiritual para os fiéis. “Fazer alta avaliação, perceber onde é que deve mudar, onde é que deve melhorar, aprimorar e tudo. Então o Festival do Senhor a gente pode dizer com toda certeza que é uma graça de Deus, uma bênção de Deus acontecendo no povo de Deus para poder levar esse povo cada vez mais perto de Deus”, afirmou.
Ele ainda explicou sobre a preparação necessária para a realização do encontro religioso.
“Para este evento acontecer, tem trabalho três, quatro, cinco meses antes, atrás de recursos, atrás de pessoa para dar palestra, para dar testemunho, depois prepara o ambiente, porque o ambiente por si, ele fala, ele revela, ele diz e dá uma mensagem, então é muito trabalho, é muito serviço, e o mais interessante que são pessoas e lhes pontuem a vontade do seu coração, não não deixa de ser também uma oportunidade de você exercer a sua fraternidade, a sua solidariedade, o seu jeito de colaborar para que o outro possa se transformar”, destacou.
Recém-empossado na paróquia, padre Toinho comentou sobre sua chegada e a continuidade do trabalho pastoral. “Eu vim para somar, não vim iniciar nada de novo, eu vim continuar, Deus já está agindo aqui há muito tempo, eu sou esse instrumento de Deus, e Deus usa de mim para poder falar contigo, para te abençoar, para te agradecer e para também fazer com que você se aproxime mais dele”, externou.