Fórum de Combate à Violência Contra a Mulher será realizado em Valença e números são estarrecedores
A Prefeitura Municipal de Valença do Piauí, através da Secretaria de Assistência Social e a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, vai realizar na próxima terça-feira (21), o I Fórum em alusão ao Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher. O evento vai acontecer no Auditório do Colégio Santo Antônio, a partir das 18h.
Irão palestrar no fórum, a Promotora de Justiça, Dra. Débora Aragão e o Juíz de Direito, Dr. José Sodré. O evento público é oportuno, haja visto os altos índices de violência contra mulher notificados no município valenciano.
O fórum é importante e é mais uma ação de muitas já realizadas em Valença para auxiliar no combate a violência contra as mulheres. A região valenciana tem números estarrecedores de violência contra as mulheres e poucas ações públicas efetivas.
Um levantamento feito pela Coordenadoria Municipal da Mulher junto a delegacia regional de Valença do Piauí aponta que de 1º de janeiro de 2020 a 25 de outubro desse ano foram registrados 628 boletins de ocorrências e nesse mesmo período foram instalados 300 inquéritos com um feminicídio e duas tentativas em Valença e nas cidades jurisdicionadas a 7ª Delegacia Regional da Polícia Civil.
Há décadas se tenta sem sucesso a instalação de uma delegacia da mulher para a cidade de Valença, mas essa tentativa esbarra sempre na falta de estrutura do estado e na falta de prestígio político das nossas autoridades.
No cenário atual muitas dessas lideranças se gabam pela aproximação com o governo do estado e até pelo parentesco, no entanto parece que o esforço está concentrado apenas em superlotar as repartições públicas estaduais.