Francinópolis conquista dois prêmios estaduais na educação e alcança 100% de crianças alfabetizadas
Às vésperas de celebrar seus 64 anos de emancipação política, comemorados no dia 1º de maio, o município de Francinópolis recebeu duas importantes premiações na área da educação. O reconhecimento aconteceu na tarde desta terça-feira (28), em solenidade realizada em Teresina com a presença do governador Rafael Fonteles.
Durante o evento, o município foi premiado pelo Governo do Estado após alcançar 100% de crianças alfabetizadas, resultado que garantiu à cidade um incentivo financeiro de R$ 200 mil. No Piauí, apenas 20 municípios conseguiram atingir esse índice.
Além desse reconhecimento, Francinópolis também foi contemplada com a premiação Alfa-10, que assegura incentivo financeiro e acompanhamento técnico para a implementação de planos de melhoria, visando avançar ainda mais nos indicadores educacionais da rede municipal.
A solenidade também marcou a celebração dos três anos do Pacto pelas Crianças do Piauí, iniciativa coordenada pela primeira-dama Isabel Fonteles, que atua de forma integrada nas áreas de educação, saúde e assistência social, com foco no desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos.
Para a secretária municipal de Educação, Eliane Morais, o momento representa um marco histórico para o município.
“Hoje é um dia histórico para a educação de Francinópolis. Pela primeira vez conquistamos o Alfa-10 e ficamos entre os 20 melhores resultados do estado do Piauí, alcançando 100% de alfabetização de acordo com o INEP. Estou muito grata e muito feliz com esse resultado.”
A secretária destacou ainda que o resultado é fruto de um trabalho coletivo que envolve gestão municipal, escola e famílias.
“Há muito tempo estamos desenvolvendo um trabalho que conta com o apoio da gestão municipal, da comunidade escolar e da Escola Tereza Soares Feitosa como um todo, envolvendo direção, equipe de apoio, alunos e famílias. Graças a esse esforço conjunto alcançamos, pela primeira vez, esses dois prêmios.”
A coordenadora da rede municipal de ensino, Alzira Soares, ressaltou que a conquista representa a realização de um sonho para quem trabalha na educação do município.
“Era um sonho que nós da educação perseguimos há alguns anos. Trabalhamos sempre com metas e conquistar esse prêmio é a realização de um sonho de todos. Esse resultado é fruto de um trabalho de muitos anos, porque na educação os resultados chegam depois de muita dedicação e luta.”
A diretora Zymoça também destacou o envolvimento de toda a comunidade escolar no processo.
“É uma grande conquista. Estamos galgando vários degraus e muitas pessoas estão envolvidas nesse resultado, desde as famílias até os alunos, que são os protagonistas. É um momento de muita alegria. Somos uma equipe, somamos forças e caminhamos de mãos dadas.”
A professora alfabetizadora Francimeire Barbosa lembrou do esforço coletivo desenvolvido ao longo do ano letivo.
“Sou muito grata pelo grande trabalho desenvolvido em 2025 juntamente com a equipe da Escola Teresa Soares Feitosa. As famílias sempre estiveram dispostas a colaborar conosco para alcançar esse objetivo. Receber essa premiação do Alfa-10 é motivo de muita felicidade.”
O reconhecimento também foi comemorado por outros profissionais da escola, como o vigia Chaguinha, considerado uma das referências positivas da unidade.
“Graças a Deus é um reconhecimento importante. Eu acompanho o dia a dia da escola e vejo o empenho de toda a equipe. Esse prêmio mostra que todo o esforço valeu a pena e nos motiva a trabalhar ainda mais para melhorar.”
O prefeito Dr. Antônio Luiz parabenizou todos os envolvidos e destacou a importância do trabalho conjunto.
“Quero parabenizar todos que fazem parte dessa conquista. Quando estamos unidos e comprometidos com a educação, conseguimos transformar vidas e construir um futuro ainda melhor para nossas crianças.”
As premiações chegam em um momento simbólico para o município, reforçando o compromisso de Francinópolis com a qualidade da educação e com o futuro das novas gerações.