Valença do Piauí, 18 de jun, 2024

Governo do Piauí divulga edital de licitação para privatização dos serviços da Agespisa

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Sead), publicou edital de licitação para concessão dos serviços de abastecimento de água e o esgotamento sanitário, que atualmente é realizado pela Agespisa. O Governo do Piauí fará leilão em agosto, e espera lances mínimos de R$ 1 bilhãoO prazo da concessão é de 35 anos.

A privatização dos serviços que hoje são realizados pela Agespisa vem sido discutida pelo governo desde 2023. A data de abertura e entrega das propostas será no dia 9 de agosto deste ano, na sede da B3, bolsa de valores em São Paulo, e a divulgação do vencedor do leilão será dia 14 de agosto.

Confira aqui o edital e os anexos da licitação

De acordo com o documento, a modalidade da licitação é concorrência pública e o tipo é a menor tarifa combinada com maior valor de outorga, ou seja, a proposta mais vantajosa ganha.

A concessionária que vencer será responsável pela arrecadação das tarifas inerentes à prestação dos serviços, bem como outras receitas relativas aos serviços complementares, as multas e indenizações devidas pelos usuários e demais receitas acessórias.

Segundo o edital, o valor global nominal estimado do contrato, ao longo do prazo de vigência da concessão, que é de 35 anos, é de R$ 9.557.000.000,00 (nove bilhões e quinhentos e cinquenta e sete milhões de reais), na data-base de dezembro de 2023, resultante do somatório dos investimentos estimados.

1 Comentário

José Maria Correa

Mais uma entrega do patrimônio público à iniciativa privada. Privatização da água não deu certo em lugar nenhum do mundo. Vai dar certo aqui? No RJ está sendo um fracasso, e há suspeita de corrupção.

26 maio, 2024 Responder