Governo Federal reconhece situação de emergência em Valença e em outras 125 cidades
O governo federal publicou no Diário Oficial 126 municípios do estado do Piauí estão em estado de emergência devido a seca, entre os municípios está a cidade de Valença do Piauí, o que garante aos trabalhadores rurais cadastrados no seguro safra o recebimento do benefício.
O reconhecimento da situação de perda na lavoura permite que agricultores familiares afetados pela estiagem recebam o pagamento do Garantia-Safra, programa federal que auxilia financeiramente os produtores que tiveram perda de produção por falta de chuvas.
Em Valença, a notícia foi recebida com alívio por lideranças rurais e autoridades locais, que destacaram o esforço conjunto das instituições para garantir o benefício aos trabalhadores. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Devaldo Nunes, celebrou a conquista e destacou a importância do trabalho em equipe.
“Eu quero parabenizar o nosso prefeito com equipe, o Maurício da Defesa Civil sempre parceiros do sindicato, sempre com nós na luta, visitando no campo, o nosso secretário de Meio Ambiente Adnan, um cara fantástico também e é só trabalho entre o sindicato e a Secretaria de Meio Ambiente, com a coordenação da Defesa Civil Maurício, esse é o resultado de um grande trabalho, foi muita luta, fizemos a conclusão naquela assembleia no sindicato que foi importantíssimo para conseguir concluir os valores de perdas, concretizado pela voz dos trabalhadores rurais, então parabéns ao nosso sindicato, parabéns ao prefeito juntamente com a EMATER e os outros parceiros”, agradeceu o presidente Devaldo.
O reconhecimento da situação de emergência é resultado de levantamentos feitos pelas equipes técnicas da prefeitura, em parceria com o sindicato, a Defesa Civil e a Secretaria de Meio Ambiente, que apontaram perdas significativas nas lavouras. Com a medida, os agricultores de Valença terão uma importante ajuda para minimizar os prejuízos causados pela seca pela prolongada. Acesse aqui a portaria