Valença do Piauí, 16 de jun, 2021

Grupo Baião de Dois: Confira as fotos da Roda de São Gonçalo

A organização agradeceu a participação no evento

O Grupo Cultural Baião de Dois realizou em sua sede nesta final de semana mais uma grande Roda de São Gonçalo. O evento cultural contou com a participação de muitos populares e manteve viva por mais um ano uma das nossas maiores manifestações culturais e religiosa. Homens e mulheres prestaram suas homenagens a São Gonçalo e aproveitaram a presença dos amigos e familiares para brindar mais um reencontro. A frente do evento a senhora Noa e seus filhos Rarrá e Nelsinho Lima.

A Origem da dança de São Gonçalo

Conta à lenda que São Gonçalo reunia em Amarante, Portugal, várias mulheres que durante uma semana dançavam até a exaustão. O objetivo do santo era extenuar as mulheres para que no Domingo, Dia do Senhor, elas ficassem em repouso e isentas de pecado. A lenda conta ainda que o santo tocava viola para as mulheres dançarem.

No Brasil, a devoção a São Gonçalo vem desde a época do descobrimento. O seu culto deu origem à dança de São Gonçalo, cuja referência mais antiga data de 1718. Veja as fotos da manifestação cultural realizada pelo Grupo Baião de Dois.

.
2 Comentários

Jota Junior

Parabens a manifestações de cultura da cidade que não podem acabar abraços aos organizadores da festa, vou da próxima vez.

13 nov, 2012 Responder

Antenor Marreiros

Olá Nelson.

Vi, gostei e parabéns pela festança.
Você o Rarrá e d. Noa ficaram muito bem na foto, mas faltaram a Socorrinha e o Norton. Lembrei-me de 2011, quando estive aí participando

Um grande abraço

14 nov, 2012 Responder