Valença do Piauí, 18 de jun, 2024

Hospital Justino Luz, em Picos, realiza primeira cirurgia de quadril

O Hospital Regional Justino Luz, em Picos, realizou, nesta sexta-feira (24), a primeira cirurgia de quadril na unidade de saúde. A paciente beneficiada é uma idosa de 95 anos, da cidade de Belém do Piauí.

O procedimento foi realizado por meio da técnica de facilitação neuromuscular proprioceptiva (PNF), que é padrão para fraturas transtocantelianas (fêmur proximal), e é considerado minimamente invasivo. 
 
“A realização de cirurgias ortopédicas de alta complexidade no Justino Luz é um avanço para a região de Picos, pois esses pacientes eram regulados para Teresina”, disse o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo. 

A diretora-geral do Hospital Justino Luz, Ana Lígia Meira, destacou a importância desse avanço na unidade hospitalar. “Ficamos imensamente felizes em termos mais esse pleito atendido junto à Sesapi. Pensando no bem-estar do paciente e na descentralização do serviço, solicitamos do Governo do Estado a disponibilidade de materiais específicos para esses procedimentos mais avançados. Isso é um marco para a saúde da região de Picos”, afirmou a gestora. O procedimento foi realizado pelos médicos ortopedistas José Ayres e Rennan Xavier e pelo anestesista Pedro Otacílio.

0 Comentário