Valença do Piauí, 14 de ago, 2022

Hospital regional de Valença ganhará novos profissionais efetivos

Diretor Jarbas Matias com o governador Wilson Martins e ex-secretaria de saúde Lilian Martins
Diretor Jarbas Matias com o governador Wilson Martins e ex-secretaria de saúde Lilian Martins. (foto de arquivo)

O diretor do hospital regional Eustáquio Portela, Jarbas Matias participou nesta segunda-feira (11), em Teresina de solenidade de posse de 155 nomeados no concurso da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que irão trabalhar nos hospitais regionais de Valença, Teresina, Uruçuí, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Floriano, Campo Maior, Picos e Oeiras. A solenidade aconteceu no Salão Branco do Palácio de Karnak e reuniu os gestores dos hospitais beneficiados.

Na reunião o governador Wilson Martins garantiu que vai chamar todos os aprovados nos certames de 2009 e 2012 até o fim do seu mandato. “Daqui a pouco vamos chamar mais profissionais. Vamos chamar todos do concurso de 2009 e 2012 até o fim do meu governo. Temos que respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal e, para isso, tem que ter planejamento”, disse o governador.

O governador ressaltou que a saúde é prioridade em seu governo e que novos investimentos estão por vir. “Daqui a 30 dias deveremos estar instalando o Samu Aéreo do Piauí. O paciente vai ser atendido onde estiver e já sai de sua cidade sabendo onde vai ser internado, graças a uma regulação que funciona. Ainda este mês estaremos lançando o edital da nova maternidade. Já temos recurso para este hospital e para as novas unidades de saúde que serão construídas em Floriano e Picos”, afirmou Wilson Martins.

O secretário da Saúde, Ernani Maia, destacou as visitas que tem feito a hospitais municipalizados e disse que, ainda este mês, deve apresentar ao governador uma possível solução para a deficiência de profissionais no interior. “Alguns hospitais municipalizados deram certo, a maioria não. Hoje, o HGV recebe 18 novos médicos e a nossa Maternidade Evangelina Rosa 20 novos enfermeiros. Desejo que todos os empossados tenham sucessos e melhorem a assistência”, falou o gestor.

Foram convocados enfermeiros, assistente social, cirurgião dentista buço-maxilo facial, farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, psicólogo, educador físico, terapeuta ocupacional, médico anestesiologista, alergista imunologista pediátrico, médico cirurgião geral, médico otorrinolaringologista, ecocardiofrafista, hematologista, intensivista adulto, neurocirurgião, neuropediatra, obstetra, ortopedista traumatologista, psiquiatra, plantonista, radiologista, reumatologista pediátrico, clínico geral do Samu, neonatologista e urologista.

A Sesapi já nomeou mais de 300 aprovados no concurso de 2012, o maior já realizado pela saúde do Piauí. Foram 904 vagas oferecidas. O concurso público tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Secretaria de Estado da Administração.

Desde que assumiu o Governo do Piauí, em abril de 2010, Wilson Martins já nomeou mais de 600 profissionais para a saúde.

Colaboração: CCOM/Estado

1 Comentário

Maria Sulamita

Só esqueceram de contratar motorista de ambulância, pois no Hospital sò trabalha um em regime diuturnamente.

15 mar, 2013 Responder