Valença do Piauí, 24 de jun, 2024

Hospital Regional Eustáquio Portela realizará campanha Outubro Rosa

Diretora do Hospital Regional Eustáquio Portela, enfermeira Lucilia Marreiros

O Hospital Regional Eustáquio Portela realizará de 24 a 31 de outubro sua campanha anual do Outubro Rosa. Nesse período, a equipe do hospital realizará exames de prevenção, solicitação de mamografia, aferição de sinais vitais, testes de HIV, VDRL, Hepatites B e C no período manhã e tarde.

No dia 26, será realizada uma roda de conversa com tema: Câncer de Mama e Colo Uterino com a enfermeira Drª Maria Izabel Luz e a obstetra Drª Yanne Leal.

Nascido nos Estados Unidos na década de 1990, o movimento Outubro Rosa busca estimular a participação da população no controle e prevenção do câncer de mama que segundo as estimativas é hoje o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo.

Saiba mais

O câncer de mama é uma doença que surge a partir da multiplicação de células anormais da mama, resultando em um tumor. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil responde por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

0 Comentário