Portal V1

IBGE deve contratar mais de 200 mil pessoas para o Censo 2020

25/03/2019

IBGE

O Ministério da Economia autorizou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a contratar 209 profissionais para atuar no Censo Experimental 2019. O edital para inscrições no concurso deverá ser publicado em até seis meses. As contratações, que serão temporárias, podem ser feitas a partir de julho deste ano, mas serão para apenas uma cidade do país, localizada em Minas Gerais. 

Essa é uma espécie de teste para a realização do Censo no próximo ano. Segundo Eyder Mendes, supervisor de divulgação de informações do IBGE no Piauí, a partir do final desse ano ou início do próximo, o órgão deve contratar 260 mil pessoas para a realização do Censo 2020. As vagas de emprego serão abertas em todo o país.

Sem novas contratações, o IBGE não tem como realizar o Censo 2020 e isso traria graves prejuízos, pois impossibilitaria o conhecimento da realidade demográfica e socioeconômica dos municípios brasileiros. De forma mais direta, haveria prejuízo para o cálculo dos fatores para a divisão do Fundo de Participação dos Municípios e a atualização de políticas públicas, como o Bolsa Família e as metas do Plano Nacional de Educação, por exemplo. 

Em 2008, o IBGE tinha 7.448 servidores ativos. Dez anos depois, esse número caiu para 5.030. 

Fonte: cidadeverde

Compartilhe

Deixe seu comentário