Portal V1

Ielva Melão participa de seminário sobre combate a dengue

24/01/2016
 O seminário foi sobre os cuidados com a Dengue, Chikungunya e Zika vírus

O seminário foi sobre os cuidados com a Dengue, Chikungunya e Zika vírus

A secretária de saúde de Valença, Ielva Melão está em Teresina participando de um seminário sobre a Dengue, Chikungunya e Zika vírus. O evento termina neste sábado e é realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí.

O seminário é realizado pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde do Piauí e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí. O objetivo é discutir sobre as viroses emergentes procurando contribuir com a construção do conhecimento em busca de fortalecer os serviços de saúde para o enfrentamento da emergência sanitária no país.

De acordo com a secretária Ielva Melão essa troca de experiências é importante para auxiliar as ações que vem sendo desenvolvida no município que nesse momento está em estado de alerta máximo para evitar a proliferação das consequências causadas pelo mosquito Aedes aegypti, entre elas a microcefalia. “Precisamos está antenados com todos os protocolos inerentes ao caso que nesse momento nos deixam bastante preocupados. Precisamos ter respostas competentes para a sociedade, não só de medidas de vigilância e controle vetorial que é essa nossa principal ação, como também das manifestações da doença e outras caudas pelo Aedes aegypti” disse.

Em Valença a secretaria de saúde criou um plano de contingencia para articular o combate ao mosquito que se reproduz em maior quantidade nesse período chuvoso. Essa ação de combate ao mosquito conta com o apoio integral dos agentes de saúde e de endemias que dividiram a cidade em zonas para uma maior eficiência.

Apesar das ações da saúde contar com o apoio de órgãos e entidades o grande desafio é inserir na população a cultura de que o sucesso dessa cobertura depende principalmente da atitude dos moradores em manter sua residência livre do mosquito evitando o acumulo de agua parada nos quintais, plantas e jardins.

Semana da Saúde Visual

Ainda em Teresina, a secretária Ielva Melão aproveitará para fechar os últimos preparativos para a realização da Semana da Saúde Visual que será realizada de primeiro a cinco de fevereiro no CAPS-AD.

No evento a população terá a disposição profissionais que irão realizar exames oftalmológicos e outros atendimentos. O CAPS-AD fica na Rua São João 500, próximo do Hospital Regional Eustáquio Portela. O atendimento será nos dois turnos, pela  manha começando as 08h e a tarde depois das 14h. O evento é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com Associação Brasileira de Combate a Cegueira (ABRACCE)

.

Compartilhe

Deixe seu comentário