Valença do Piauí, 20 de maio, 2024

II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional é realizado em Francinópolis

O município de Francinópolis do Piauí através da Secretaria de Assistência Social em parceria com Secretaria de Agricultura realizou nesta sexta-feira (13), a II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. A Conferência contou com a participação do gestor municipal, secretários de diversas pastas, vereadores, servidores e sociedade organizada.

Com abordagem do tema, “Erradicar a fome e garantir direito com comida de verdade, democracia e equidade”, a nutricionista Claudiane Batista explanou sobre os desafios para uma alimentação saudável e acessível para todos.

Dando sua parcela de contribuição, secretário de Agricultura, Mariano Frazão, falou que o assunto debatido é importante e necessita do olhar popular sobre a causa para que os gestores sejam direcionados no trabalho.

 “A discussão é importantíssima e a população tem que participar  porque a gente como gestor na parte executiva a gente sabe de muito, mas não sabe de tudo e quando a sociedade chega e nos informa fica mais fácil a gente resolver os problemas, a participação da sociedade é tudo dentro da organização governamental porque é ela que leva as necessidades, as prioridades”, disse o secretário.

A palestrante Claudiane Batista, explica que esse é o momento e espaço para levantar essa discussão tão necessária. “Este é um espaço de discussão, é um espaço de democracia, de participação social como bem foi falado para que a gente possa levar as propostas, que a gente possa identificar os desafios no município e propor deliberações para superação das dificuldades, principalmente voltadas para o combate à fome”, frisou a palestrante.

Com trabalho já voltado para esta temática sendo realizado no município, a secretária de Assistência Social, Socorro Bandeira, conta que a conferência vem para agregar junto às outras esferas governamentais.

“A gente tem uma preocupação com essa questão da alimentação saudável, a gente já trabalha dentro das nossas escolas e essa já é a segunda conferência, já estamos avançados nesse sentido, então quando se trouxe essa questão para os entes, quando passou a ter essa preocupação nós aqui já tínhamos essa preocupação, então agora nós estamos apenas formalizando junto aos outros entes”, destacou Socorro Bandeira.

Presente na conferência, o prefeito Paulo César destaca a importância de toda comunidade se juntar para debater sobre a temática. “Todos são ouvidos para participar, propor algo interessante nesse tema que é de suma importância que é a segurança alimentar e nutricional, então a gente tem que oferecer aquilo que é o melhor para comunidade, para as escolas, as merendas, lanches de qualidade que é saúde”, afirmou o gestor.

O prefeito Paulo César, conta que sua gestão compra da agricultura familiar grande parte do que é oferecido na merenda escolar.

“Nós temos a aquisição que fizemos aqui para o município da merenda escolar, então hoje quase sem por cento do recurso que vem do governo federal a gente aplica na aquisição da agricultura familiar”, explicou o prefeito, haja visto que os produtos oriundos do pequeno agricultor é livre de agrotóxicos e consequentemente mais saudável.

 

.
0 Comentário