Valença do Piauí, 20 de jul, 2024

III Simpósio Ambiental foi realizado em Francinópolis

A Prefeitura de Francinópolis segue desenvolvendo ações em defesa do meio ambiente e no ultimo dia 8 realizou por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo o III Simpósio Ambiental de Francinópolis com a presença significativa da população e a discussão de temas relevantes como: “Biodiversidade e Sustentabilidade: Um olhar Integrado” (Jonilsom Alves), “Efeito dos Microorganismos na Saúde do Solo e das Culturas”( Jailson Nascimento), “Geoprocessamento e o Sensoriamento Remoto na Conservação do Solo”(Emanoel Silva), além da oficina de “Técnicas de Recuperação de Nascentes” que foi ministrada pela Chefe do Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Lidiane Veloso.

O Simpósio foi realizado na Biblioteca Municipal Felicia Vasconcelos e contou com a participação do prefeito Paulo César e do secretário de meio ambiente Silvio Romero, entre outras autoridades.  O prefeito Paulo César parabenizou a equipe pelo trabalho realizado na Semana do Meio Ambiente, que segundo o gestor são ações importantes para amenizar o impacto do homem no meio ambiente.

Em recente conversa com o Portal V1 a Chefe do Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Lidiane Veloso elencou essas ações realizadas pelo município.

“Recuperação de áreas que estavam degradadas, como a avenida Deusdete Barbosa, após a extração dos pés do conhecido Nim que prejudica a flora e a fauna, além de danificar estruturas em busca de água, estamos também realizando um trabalho de educação ambiental para a população sobre a questão dos mitos e verdades sobre a proteção do meio ambiente, realizamos um mapeamento de 2 áreas ainda degradadas que precisam de uma recuperação” frisou  Lidiane.

O professor do IFPI Valença, Jonilsom Alves agradeceu em suas redes sociais o convite da gestão municipal para ser palestrante do evento. “Falando sobre Biodiversidade e Sustentabilidade. Na oportunidade pude falar das questões ambientais com temas importantes como racismo ambiental, para jovens do ensino médio, bem como para secretários e professores daquele município” escreveu Jonilsom que também parabenizou o prefeito Paulo César pelo projeto que beneficia universitários francinopolitanos.

“Podemos dialogar sobre as oportunidades para os alunos Francinópolitanos que estão no IFPI, momento em que pude parabenizar, pessoalmente, pela iniciativa de contemplar os estudantes daquele município com bolsas estudantis o que é de extrema importância como política pública de permanência nas universidades e institutos estado a fora” relatou.

0 Comentário