Portal V1

Inhuma e Ipiranga entre as cidades mais afetadas pela dengue

22/11/2010

dengue

O período chuvoso está começando e os números dos casos de dengue começam a assustar. De acordo com dados de uma pesquisa do Ministério da Saúde, o Piauí é um dos 10 Estados com risco de epidemia de dengue considerado muito alto pelo Ministério da Saúde. A preocupação com as altas temperaturas no Estado facilitam o aumento da população do mosquito transmissor.

Os Estados: Amazonas, Amapá, Maranhão, Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia e Rio de Janeiro com risco muito alto de epidemia para o verão de 2011.

No Piauí, foram registrados três óbitos – em Teresina, Marcos Parente e Inhuma – e 16 casos de dengue hemorrágica em 2010. Foram notificados 7.719 casos desde janeiro, aumento de 7,2% nos registros em relação a 2009. As cidades com maiores índices de registros da doença são Anísio de Abreu, Angical do Piauí, Arraial, Floriano, Cajazeiras, Campo Maior, Francisco Aires, Inhuma, Ipiranga e Marcos Parente.

Em Floriano os dados também são preocupantes, de acordo com dados da secretaria de saúde em 2009 foram notificados 239 casos suspeitos de dengue, desse total 148 confirmados. Em 2010 o número de casos foi quase quatro vezes maior que em 2009, a secretaria registrou 809 casos de dengue, sendo que 549 foram confirmados.

Ainda, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a maioria dos focos da dengue ainda é encontrada nos quintais das casas, e que é preciso a população ficar mais atenta a isso. Para tentar diminuir esses números e evitar uma possível epidemia, a secretaria vai intensificar o trabalho de combate ao mosquito transmissor.

O Secretaria Estadual de Saúde aconselha que seja evitada água parada, cobertos os baldes, caixa d’águas, furadas as latas e as garrafas devem ser colocadas de boca pra baixo, assim o mosquito não terá como depositar seus ovos.

Fonte: meionorte

Compartilhe

Deixe seu comentário