Valença do Piauí, 24 de jul, 2024

Instituto Realize faz capacitação com professores do colégio Santo Antônio de Valença do Piauí

O Instituto Realize fez nesta sexta-feira 01 de outubro, um dia de capacitação com os professores do Centro Estadual de Educação Profissional Santo Antônio de Valença do Piauí. O encontro visa preparar os educadores para o Novo Ensino Médio que inicia no ano de 2022 de forma seriada, começando pelo primeiro ano do ensino médio e nos anos seguintes gradualmente.

O instituto oferece 40h de capacitação divididos em dois momentos presenciais e encontros onlines com os professores. A coordenadora do Instituto Realize, a Dra. Iane Macêdo fala do trabalho feito com os docentes nesse momento de mudanças com o Novo Ensino Médio.

“O Instituto Realize tem trabalhado com o desenvolvimento de assessoria e consultoria educacional capacitando professores para esse novo ensino médio, trabalhando com as principais temáticas que envolve itinerário informativo, os projetos de vida e o protagonismo juvenil que são pautas que irão encabeçar esse novo ensino médio, sendo o que tem causado muitas dúvidas para os nossos professores”, afirma a coordenadora do Instituto.

Dra. Iane Macêdo, ainda destaca o quadro de professores que a instituição possui com formação ampla sobre as novas mudanças previstas na educação.

“O Instituto Realize tem um grupo de professores qualificados que a muito tempo estão atuando na compreensão desse novo currículo estadual, tanto do estado do Piauí como do Maranhão e também participado de capacitações a nível nacional com os Ministério da Educação”, destaca a coordenadora.

Além da coordenadora Dra. Iane Macêdo, estão ministrando a capacitação o Prof. Mestre Jefferson Nunes e o Prof. Especialista Luiz Carlos, juntos a equipe do instituo aborda temáticas, como: Por que um novo ensino médio, projeto de vida: como a escola vai abraçar esse novo desafio, protagonismo juvenil: novidade ou implementação do que já existe, além de trazer itinerários formativos sobre as possibilidades dos professores e estudantes.

O prof. Mestre Jefferson Nunes, conta que os professores se mostram ansiosos diante dessa realidade que se apresenta que é o Novo Ensino Médio.

“Nós percebemos muita ansiedade nos professores que de fato é justificável, porque está tendo uma reforma do ensino médio e teve pouca discussão sociais sobre esse tema, então, os professores querem informações, principalmente da parte operacional de fato como fazer, como a rede vai tratar desse tema”, explica o professor.

A diretora Centro Estadual de Educação Profissional Santo Antônio, Nivalda de Moura, destaca a expectativa em trazer essa capacitação para os professores da unidade de ensino.

“Esse era um encontro muito esperado que a gente estava querendo fazer na escola porque ainda tem muita gente um pouco perdida em relação esse novo ensino médio que a gente diz que é novo ensino médio, mas já trabalhamos um pouco com tudo isso, mas agora é de uma forma mais organizada, então, a gente queria ter essa compreensão teoricamente fundamentada realmente na ABNCC e nas metodologias aplicadas pela educação”, ressalta Nivalda.

A diretora ressalta a alegria em poder proporcionar esse momento para os docentes, ela ainda faz uma avaliação do encontro.

“A escola está muito feliz com essa realização, hoje tivemos um encontro muito rico, muitos conhecimentos acerca dos desafios e das perspectivas da educação básica no estado, tivemos uma ótima participação, pela manhã o pessoal da 7ª Regional de Educação estiveram aqui conosco nos apoiando e participando, os professores estão bastantes envolvidos”, afirma a Nivalda.

0 Comentário