Portal V1

Jornada Discutirá Abuso Sexual Contra Criança e Adolescente

15/05/2011

18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Casa Renascer e o Centro Educacional de Valença (CEPAVA) irão realizar de 18 a 21 de maio na Praça João Calado a VII Jornada Valenciana em Prevenção ao Abuso Sexual e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

A exemplo dos anos anteriores a jornada tenta chamar a atenção da população e das autoridades para desenvolver políticas publicas e uma maior conscientizarão sobre os temas cada dia mais crescente e presente na vida das famílias valenciana.

Dia 18 de maio é comemorado o  Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado pela Lei n.º 9.970/00, em razão do crime que comoveu o Brasil, ocorrido na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, em 1973. Naquele ano, a menina Araceli Cabrera Crespo, de oito anos, foi espancada, violentada e assassinada. Até hoje, os culpados pelo crime não foram punidos.

A violência sexual contra crianças e adolescentes é um fenômeno que ocorre em todas as classes sociais e em escala mundial. Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância apontam que cerca de um milhão de crianças são vítimas de violência sexual no mundo a cada ano.

Tema: Gravidez na adolescência: Uma das conseqüências do abuso e da exploração sexual em Valença.

Sub-temas: Abuso Sexual, Exploração Sexual, Conseqüência do Abuso e Exploração, Sexualidade e gravidez na adolescência, contextualizando as drogas em Valença, Plano municipal de enfrentamento a violência sexual de Valença e programas sociais que tratam da violência sexual.

Atividades:

Dia 18/05 – Abertura- Seminário Família e Juventude

19/05 – visitas e arrastões nos bairros

20/05 – barracas temáticas e apresentações culturais. Distribuição de adesivos na rodoviária e bares.

21/05 – barracas temáticas e apresentações culturais e Missa da Paz

 

Compartilhe

Deixe seu comentário