Portal V1

JVC continua na frente mostra nova pesquisa.

  • off
02/10/2009

A exato um ano das eleições gerais de 2010, o Jornal Meio Norte e o Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) revelam que se a votação para governador do Piauí fosse realizada hoje a disputa iria para o segundo turno, em novembro, com o senador João Vicente Claudino (PTB) e o prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB). É a segunda pesquisa que o Jornal Meio Norte e o Instituto Amostragem realizam de uma série que vai acompanhar todo o processo eleitoral no Piauí. A primeira pesquisa foi realizada em março deste ano. A segunda foi realizada entre os dias 25 a 28 de setembro em 56 municípios de todas as microrregiões do Piauí, quando foram entrevistados 1.137 eleitores. O Instituto Amostragem apurou que João Vicente Claudino tem 31,57% das intenções de voto estimuladas, seguido de Silvio Mendes, que tem 29,02% das intenções de voto. Em terceiro lugar vem o vice-governador do Piauí, Wilson Martins, do PSB, com 12,66% das manifestações de voto estimuladas.

O pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado, o deputado federal Marcelo Castro, obteve 8,44% das intenções de voto; o pré-candidato do PT ao Governo, o secretário estadual de Fazenda, Antônio Neto, tem 6,68% das intenções de voto estimuladas. O pré-candidato do PCB a governador, professor Ismar Tavares, tem 0,79% das manifestações de voto. Os eleitores que não souberam ou não quiseram opinar em quem votariam para governador em outubro de 2010 somam 5,36%. Os que afirmaram não querer votar em nenhum dos pré-candidatos ou querem anular os votos representam 5,45%. O presidente do instituto Amostragem, estatístico e professor de Bioestatística da Universidade Federal do Piauí, João Batista Mendes Teles, afirma que este quadro não mudou em relação ao pesquisado em março deste ano. Em março, João Vicente Claudino tinha 34,21% das intenções de voto estimuladas e Sílvio Mendes tinha 30,26%; Wilson Martins tinha 10,2%; Marcelo Castro tinha 7,39%; Antônio Neto, 6,16%; e Ismar Tavares tinha 0,79%.

Teles diz que JVC e Sílvio Mendes estão tecnicamente empatados A pesquisa do instituto Amostragem tem uma margem de erro para este número de entrevistados em amostragem probabilística de 2,84%. “Não tem nada definido ainda em função do grande baixo nível de interesse que a eleição desperta no eleitorado do Piauí”, declarou Teles. Foram pesquisados os eleitores residentes nas zonas urbanas dos municípios de Piripiri, Barras, Esperantina, Miguel Alves, Parnaíba, Luís Correia, Piracuruca, Teresina, União, Altos, José de Freitas, Demerval Lobão, Campo Maior, Pedro II, Castelo do Piauí, São Miguel do Tapuio, Amarante, Regeneração, Água Branca, São Pedro do Piauí, Palmeirais, Valença, Elesbão Veloso, Inhuma, Pimenteiras, Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro, Bertolínia, Landri Sales, Colônia do Gurguéia, Manoel Emídio, Floriano, Itaueira, Bom Jesus, Monte Alegre do Piauí, Gilbués, Cristino Castro, São Raimundo Nonato, Canto do Buriti, Dom Inocêncio, Caracol, Anísio de Abreu, Corrente, Curimatá, Avelino Lopes, Picos, Ipiranga do Piauí, Pio IX, Francisco Santos, Alagoinha do Piauí, São João do Piauí, Paulistana, Jaicós, Simões e Simplício Mendes.

FONTE: MEIO NORTE.

jfdghjhthit45
Compartilhe

Comentários fechados