Portal V1

JVC fala sobre suas propostas e a conjuntura política do estado.

11/12/2009
Senador João Vicente Claudino

Senador João Vicente Claudino

Durante a manhã desta sexta-feira(11), o senador João Vicente Claudino, pré-candidato ao governo do estado pelo PTB, em entrevista ao Piauí TV, falou sobre suas propostas, da relação com PSDB e seus projetos caso seja eleito o governador do Piauí.

O Senador falou sobre os principais desafios que terá se eleito governador do Estado. Ele quer ampliar o investimento na educação, que deve melhorar o ensino da pré-escola ao Ensino Superior, da capital do Estado a todos os municípios do interior. Além disso, como governador do estado do Piauí outro desafio será gerar mais emprego e renda, buscar a vocação de cada cidade tanto no setor de agronegócios, turismo, pecuária, um investimento na transformação industrial e a ampliação do setor terciário, que ainda é muito forte em nosso estado.

Perguntado sobre como pretende manter a base unida, o senador respondeu que cinco nomes estão concorrendo ao governado entre base e oposição que formam um cenário completo, assim manter a base unida deve ser um exercício de muito diálogo, onde deve ser compatibilizada a vontade do povo com a possibilidade de unir os partidos em nome de projetos que venham a trazer benefícios para o estado.

Outra pergunta feita ao senador foi se ele contava com a possibilidade de uma dissidência ou achava possível manter todos unidos, mesmo com essa complexidade. A essa pergunta João Vicente ressaltou que já foram vistas várias possibilidades de coligações aqui no Piauí, um exemplo foi PT e PSDB, PSDB e DEM em cenários políticos em alguns anos atrás. JVC afirmou que onde há dialogo, onde o interesse público está acima de tudo e o que a população do Piauí quer ver são os políticos trabalhando a favor do estado.

Caso seja eleito JVC pretende acomodar cada partido dentro de suas respectivas exigências. Na opinião do Senador cada partido deve sim defender seu espaço necessário para mostrar serviço a população do Piauí, mas esses interesses não podem ir contra os projetos do governo, deve haver um interesses e projetos que aliem as idéias de todos os partidos.

JVC ainda declarou que assim como Wilson, caso Wellington escolha Wilson Martins como candidato ele mesmo assim, irá subir no palanque e pedir votos para o outro candidato, visto que os pontos discutidos pela base nortearão o pensamento de todos os partidos políticos, assim como os dele.

Senador João Vicente esclareceu ainda que tem uma boa relação com o PSDB assim como Silvio Mendes, que de acordo com o senador tem feito um bom trabalho, “ele tem procurado ajudar Teresina, colocando recursos”.

Instigado a imaginar um debate do com Silvio em 2010, JVC respondeu acreditar que todas as pessoas preparadas que podem participar de debates em 2010 tem como convicção fazer um debate de alto nível, discutindo idéias, propostas, e que independentemente de quem quer que seja, vão ser projetos que vem de encontro com analise da população piauiense, para conduzir da melhor forma uma política de desenvolvimento.

MUITA CONCENTRAÇÂO DE PODER

O Senador João Vicente é um dos maiores empresários do Piauí, a pergunta que fechou a entrevista foi como ele via essa concentração de poder em suas mãos “Poder econômico e poder político, não seria uma concentração de muito poder nas mãos de uma pessoa só, não é poder demais?” O senador foi firme afirmando que o sentimento de um unir a capacidade de um empresário com a capacidade de administração do estado, já é um sentimento comum em todo o Brasil. O importante de acordo com JVC é separar o momento do empresário com o momento do gesto público. “É isso que ocorre na verdadeira democracia” pontuou.

Compartilhe

Deixe seu comentário