Portal V1

JVC segue na Mesa do Senado; Ciro vence e fica na 3ª secretaria

01/02/2013
João Vicente Claudino

João Vicente Claudino

Dois senadores do Piauí podem compor a mesa diretora do Senado. A vaga de João Vicente Claudino (PTB-PI) na quarta secretaria da Casa está garantida. Já Ciro Nogueira (PP-PI) foi envolvido em um impasse com o PR até ser eleito terceiro secretário. Wellington Dias (PT-PI) é o novo líder do PT.

A falta de acordo atrasou a definição da composição da Mesa. Líder do PP, Francisco Dornelles (PP-RJ) indicou Ciro Nogueira para a terceira secretaria alegando um acordo com o PMDB. Porém, o PR já havia indicado Magno Malta (PR-ES) para o mesmo cargo.

O novo líder do PMDB, Eunício Oliveira (PMDB-CE), disse que a terceira posição que coubesse ao partido pela proporcionalidade da bancada seria cedida ao PP. Gim Argello (PTB-DF) interveio e disse que o cargo seria a primeira suplência e não a terceira secretaria.

Magno Malta lembrou que o PR tem seis senadores e o PP apenas cinco, o que garantiria a vaga para seu partido. Por conta do impasse, a vaga foi a última a ser definida, em votação por cédula de papel. Ciro venceu por 36 a 30. Um senador votou em branco.

O impasse fez com que as presidências fossem votadas primeiro. Jorge Viana (PT-AC) foi eleito 1º vice-presidente por 65 votos a 3, enquanto Romero Jucá (PMDB-RO) é o segundo vice-presidente. Pela manhã, Renan Calheiros (PMDB-AL) já havia sido eleito presidente em substituição a José Sarney (PMDB-AP).

Além de Ciro Nogueira e João Vicente Claudino, foram definidos Flexa Ribeiro (PSDB-PA), como primeiro secretário e Angela Portela (PT-RR) como segunda secretária. Foram 58 voto a favor, 6 contra e duas abstenções.

João Vicente Claudino estava na terceira secretaria. Em legislaturas anteriores, ocupou a segunda secretaria e foi primeiro suplente da terceira, tudo em seu único mandato como senador, iniciado em 2008.

 

Fonte: cidaverde

Compartilhe

Deixe seu comentário