Valença do Piauí, 16 de out, 2021

Kássio Gomes convida valencianos para 15º Salipi. Assista vídeo

O presidente da Fundação Quixote- entidade organizadora do Salipi e Secretário de Educação de Valença, Kássio Gomes faz um convite especial para as pessoas irem conferir o maior evento literário do Piauí, que está sendo realizado no Complexo Cultural Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí-UFPI, em Teresina.

 

O Salão do Livro do Piauí (Salipi), acontece até domingo (11) e conta com uma intensa programação com palestras, bate-papo literário, apresentações artísticas e muito mais.

Salipi proporciona aos alunos revisões para o Enem

 Pelo segundo ano consecutivo o Salão do Livro do Piauí promove revisões gratuitas para o Enem aos estudantes. As revisões iniciaram na segunda (5) e seguem até hoje (8), das 14h às 18h20, no Cine Teatro da UFPI.

 “Essas revisões são fruto de uma parceria com o Colégio CEV e tem como objetivo aproximar os alunos do maior evento lítero-cultural do Estado e ao mesmo tempo proporcionar a eles aulas destinadas ao Enem”. Explica o Presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes.

 Para a estudante Lara Mendes, as revisões têm contribuído muito para uma melhor fixação do conhecimento. “Esse ano vai ser muito importante para mim. Estou estudando muito porque pretendo cursar direito, por isso estou assistindo todas as revisões e elas têm me ajudado bastante”, enfatiza.

 O Colégio CEV disponibilizou uma equipe de professores nas diversas disciplinas. Na tarde de ontem os alunos assistiram aula de biologia, química, história e geografia. Hoje serão revisados os conteúdos de matemática, redação, biologia e física. 

 O professor de química Paulo Sérgio, proporcionou aos alunos uma aula de química animada e elogiou a estrutura montada para as revisões. “Destinar um espaço para dar aulas gratuitas para os alunos que estão se preparando para o Enem é um grande incentivo para eles. Por aqui passaram grandes professores e eu fico muito lisonjeado em fazer parte desse projeto”, destaca.

 Além das revisões para o Enem o público vai conferir às 19h um bate-papo literário com a escritora e blogueira Isabela Freitas (MG).

 

Programação do Salipi agrada público infantil

 O Salão do Livro do Piauí tem sido pequeno para receber as inúmeras caravanas de estudantes de toda Grande Região de Teresina. Somente nos primeiros dias de Salipi, aberto no último dia 2 e que segue até domingo, 11, em torno de 20 ônibus lotados de crianças e adolescentes com destino ao Salão.

“A cada ano nos surpreendemos com a quantidade de pequenos jovens leitores que vêm ao Salipi. Ver os corredores do Espaço Rosa dos Ventos tomado de crianças nos faz ter a certeza de que estamos cumprindo com a nossa missão”, afirma Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote.

Uma turminha de24 alunos da Escola Municipal Piripiri, localizada na zona rural de Teresina, tiveram a oportunidade de visitar o Salipi pela primeira vez. São crianças do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 8 e 10 anos, como a Suyane da Silva Alves, que não escondia o deslumbramento ao ouvir a Contação de Histórias no Bate-Papo Literário e ainda de ter a oportunidade de escolher e levar para casa um livro de sua preferência por meio do Cheque-Livro. “Acho que vou escolher O Pequeno Principe ou o livro da Larissa Manoela”, comenta Suyane.

Depois de ouvir histórias e circular pela feira de livros, os alunos ainda têm a oportunidade de participar das oficinas de Xilogravura realizadas no Espaço Liz Medeiros pelo Nugrapi (Núcleo de Gravuras do Piauí), coordenado pela professora Iolanda Carvalho.

As atividades destinadas ao público infantil acontecem todos os dias, nos turnos da manhã e da tarde, até o último dia de evento, através de parceria com o Sesc, com a Ufpi (co-realizadora do evento).

 

CLIQUE AQUI E VEJA A PROGRAMAÇÃO DO SALIPI 2017

 

0 Comentário