Valença do Piauí, 25 de set, 2021

Loja Maçônica Irmão José Bertino 4.580 de Valença recebe Carta Constitutiva

Foi realizada na noite desta quinta-feira (24), Sessão Magna de Sagração do Estandarte, entrega da Carta Constitutiva e posse da diretoria provisória da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Irmão José Bertino 4.580, do Oriente de Valença do Piauí, filiada ao Grande Oriente do Brasil (GOB).

A sessão aconteceu na sede da Loja Maçônica Segredo, Força e União Picoense em Picos, onde funcionará provisoriamente a loja até sua transferência em definitivo para a cidade de Valença. 

Diretoria provisória

A comissão de sagração foi presidida pelo Grão-Mestre Estadual do GOB-Piauí, Eminente irmão José Antônio “Dias”. Tomaram posse provisoriamente os irmãos Lima da Rodoviária (venerável), Kim Rafael (1º vigilante), Valdenor Nogueira (2º vigilante), Denilson Lopes (orador), João Carlos (secretário), Martinho Cosme (tesoureiro) e Robertino Bertino (chanceler).

A sessão foi bem prestigiada por irmãos da macrorregião picoense, que foram testemunhar o nascimento de mais uma oficina maçônica. Entre os presentes, estava o venerável mestre da Loja Maçônica Cavaleiros Valencianos Nº 28, Antônio Elton que enalteceu o nascimento da co-irmã que segundo ele será importante para o engradamento do trabalho maçônico. Na oportunidade ele fez uma oportuna doação a nova loja que funcionará no bairro Valencinha.

 

Homenagem a Valença

O Estandarte da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Irmão José Bertino 4.580 homenageia a Lenda da Baleia Azul, a maior lenda da cidade de Valença e uma das mais conhecidas do estado.

Conheça a lenda da Baleia Azul:

“A lenda da baleia da Igreja São Benedito, é a mais conhecida na cidade de Valença do Piauí. Construída pelo imaginário das pessoas, mas dentro de um recorte temporal.

A baleia, chegou em Valença, há muito e muitos anos atrás, muito cansada e com sede. Bebeu toda água do rio Catinguinha, caiu num sono profundo e permanece adormecida até a atualidade.

O tamanho da baleia é o que impressiona as pessoas, porque a cabeça está localizada debaixo da Igreja São Benedito aqui em Valença do Piauí e a cauda debaixo da Igreja de Nossa Senhora da Conceição em Aroazes-PI, numa distância de 40 km.

Segundo a lenda, no dia que ela acordar toda água ingerida será expelida, e o Rio Catinguinha, receberá toda água de volta e a cidade se inundará”.

Clique no vídeo e assista as entrevistas concedidas pelo eminente grão-mestre irmão Dias e o venerável mestre da Loja Segredo Força e União Picoense irmão Guedes.

 

0 Comentário