Valença do Piauí, 19 de jan, 2021

Mensagem lembra os 12 anos da partida do vice-prefeito Newton Borges

Newton Borges da Silva

O portalv1 recebe e repassa homenagem da família do ex-vice-prefeito de Valença Newton Borges, que nesta quinta-feira (02) completa 12 anos de sua partida para a morada eterna. Confira o texto enviado pela família que hoje residem em boa parte no estado do Mato Grosso do Sul.

NEWTON BORGES
UMA LEMBRANÇA ATIVA

Newton Borges da Silva foi um desses nomes, sua vida sofrida filho de lavradores não fugiu ao normal, como todos os outros tudo isso teve inicio exatamente no dia 02 de fevereiro de 1929 no interior Alegrete,  hoje município de Inhuma. Filho de Carlindo Borges Leal e Isabel Idalina da Silva, teve sua infância sofrida como homem da roça, onde ate aos 18 anos viveu ajudando aos seus pais na roça, quando começou a trabalhar por conta própria nas feiras livres de inhuma e Valença, com muito trabalho e dedicação se tornou um grande comerciante, isto tudo conseguido com muito amor dedicação e trabalho, anos se passam…

Já na sua profissão de comerciante, com sua loja Mercearia dos Pobres localizada  no Mercado Público de Valença na praça Getulio Vargas, nas horas vagas na sua profissão consertava rádios, ferro elétrico e outros, no dia 10 de maio de 1959 casou-se com Maria Socorro Feitosa Noronha, onde teve cinco filhos (José Alcione, Suêly, Nilton Roberto(in-memorian), Maria da Conceição e Gerlane), sempre foi aquele homem que sabia realizar, o que para os outros constituía simples aspiração. Cumpria sempre com o seu dever de bom Pai, e principalmente um cidadão de bem, tinha iniciativa, e não esperava as ocasiões, mas as criava, e enfrentava com superioridade as dificuldades. convém dizer de que não lhe faltava tempo de também cuidar de sua esposa já doente, cuidar dos seus filhos… enfim de tudo.

Newton Borges na verdade foi um Pai e Mãe. Como cidadão prestava serviços com grandes relevâncias para a sociedade Valenciana… anos se passaram e em 1972 veio o interesse de ingressar na política Valenciana, afiliado à ARENA-ALIANÇA RENOVADORA NACIOAL lançou sua candidatura  a vereador para concorrer a uma  cadeira na Câmara Municipal, foi eleito com 472 votos para mandato  1973/1978 (época em que  vereador não recebia numerários pelo mandato) e por outras vezes também fora eleito vereador, chegando assim em outras eleições ao cargo máximo de vice-prefeito… Em Outubro 1973 também era um dos sócios fundadores do CLUBE CROVAPI

Em 20 de Setembro de 1988, foi inaugurada em Valença do Piauí a Radio Confederação Valenciana-AM (hoje desativada), sendo ele uns dos sócios fundadores.

Newton Borges, homem que sabia ouvir e calar; acreditava no poder miraculoso, era uma pessoa simples, tinha tempo para ouvir as pessoas, e não desprezava nenhum ser humano. Vivia sempre dentro do seu próprio isolamento espiritual tinha um rosto sofrido na monotonia do trabalho cotidiano. Um silêncio cuidadoso sobre os erros dos outros. Uma saudação alegre e camarada para com o próximo. Sabia sempre acolher o outro com seu jeito meigo, simples e carinhoso e tinha sempre a alegria de servir ao próximo em qualquer situação de vida.

Newton Borges da Silva
*09/02/1929
+02/02/2000

 

.
0 Comentário