Movimento em Valença do Piauí busca transformar Paróquia em Diocese
No último sábado (26), o Condestável Dr. José Paiva Igreja, acompanhado pelo professor e historiador Antônio José e pelo prefeito de Novo Oriente, Afonso Sobreira, participou de uma entrevista concedida ao radialista Lindomar Amâncio para discutir a possibilidade de Valença do Piauí ser elevada a Diocese, ressaltando o potencial religioso e histórico do município.
Valença e sua longa tradição religiosa
Em sua fala, o condestável Dr. José Paiva Igreja destaca que Valença é uma cidade centenária e estruturada para se tornar Diocese.
“Valença do Piauí tem é bem estruturada em termos religiosos, em termos de tudo, estrutura física. Além disso, Valença do Piauí é a sede de uma confederação de municípios dos quais foram dela desmembrados, que está hoje formando uma unidade”, ressaltou Dr. Igreja que reforçou sua confiança em Dom Juarez para garantir a criação da Diocese no município.
“Confiamos em Dom Juarez que Valença não será menosprezada de maneira alguma se por acaso há algum interesse mais, vamos assim dizer robusto para a criação de uma diocese em Água Branca, que crie a Diocese de Água Branca, mas não deixe de criar a Diocese de Valença”, frisou.
José Igreja ressalta que o mesmo junto com o povo vai perseguir com determinação a luta pela Diocese de Valença.
“E estamos dispostos a levar essa luta à frente, não deixar ela apenas na responsabilidade de uma decisão apenas do nosso Arcebispo Metropolitano, sei que ele nos apoiará nisso, mas pretendemos também levar nossa luta à nunciatura apostólica em Brasília e ao próprio Vaticano, estamos pensando, se necessário for.”
Estrutura e potencial
O Condestável relata luta de mais de 60 anos pela Diocese ser implantada no município valenciano. “Há mais de 60 anos, desde a época do saudoso padre Marques, que obteve de Dom Avelar Brandão Vilela, em sua primeira visita pastoral a Valença, a promessa de trabalhar por a criação de uma Diocese na Confederação Valenciana. E esse sonho nós vimos abrigando e trabalhando por ele há muito tempo, constituindo inclusive condições físicas para isso”, reforçou Dr. Igreja que acrescentou.
“Hoje nós temos uma igreja matriz que é uma catedral, uma verdadeira catedral, temos uma casa paroquial que podemos dizer que seria uma casa episcopal pela modernidade e a forma como foi feita, e nós estamos trabalhando com objetivo, com desiderato de atingirmos esse objetivo”, afirmou.
José Igreja ainda ressalta a importância histórica e religiosa da cidade. “Achamos que temos legitimidade para postular que a sede dessa Diocese seja em Valença do Piauí, pela sua importância histórica, pela a fidelidade, a fé do seu povo, pela demonstração dos eventos religiosos, hoje Valença tem os maiores eventos religiosos do interior do Piauí, sem falar que hoje somos talvez a única cidade do interior do Piauí que tem duas Paróquias em vista de ter uma terceira. Então temos todas as condições de começar a postular a instalação dessa Diocese”, defendeu Dr. Paiva que recebeu o apoio do professor e historiador Antônio José.
“Uma cidade que nasceu sobre a égide da fé […], com raízes no século XVIII, está aí o batismo da escrava Micaela, na Fazenda da Lagoa Seca, daí a implantação da freguesia em 1741, a vinda do Cônego Arcelino em 1879, a implantação com celebrações do Padre Residente em 1836, a chegada do Cônego em 1879, tudo isso tem somado para que ainda carregar, em termos de estado Piauí, mesmo que hoje pertença ao município independente, a primeira devoção à Nossa Senhora da Conceição, que era padroeira dos povos Portugueses. Então, isso mostra que Valença não está aí por acaso, é uma cidade que tem uma tradição, é uma cidade que tem a fé, que é conduzida pela fé”, disse o historiador.
Mobilização Popular
O historiador Antônio José explica que todo esse trabalho enquanto igreja e povo precisa ser Valorizado para implantação da Diocese. “E essa fé está aí, a confraria do Divino Espírito Santo, que soma para tudo isso, porque, além do trabalho religioso, também o trabalho social. Está ali na construção de cada igreja o trabalho coletivo de cada pessoa, cada valenciano. Daí, nada mais justo de que a implantação, a instalação de uma diocese é o que está nos faltando. Há necessidade dessa reciprocidade por parte da própria igreja de fazer essa implantação”, afirmou o historiador
Dr. José Igreja acredita que Dom Juarez ouvirá a voz do povo na escolha da cidade para se tornar Diocese.
“Nós achamos que essa manifestação popular, ela é muito importante porque o Dom Juarez, por certo, irá perceber, irá se sensibilizar com essa manifestação nascida do próprio povo, entenda, não é o clero da região que está envolvido, não é o clero da região que está solicitando isso, não, são os fiéis, é o povo, a igreja é o povo, o povo tem que ser ouvido, e achamos que Dom Juarez, com a sua sensibilidade de pastor, vai ouvir as ovelhas do seu rebanho, implorando, mais uma vez postulando a instalação de uma diocese da confederação valenciana com sede na cidade de Valença do Piauí.”
Lideranças e apoio
O prefeito de Novo Oriente também declarou seu apoio à causa e enalteceu o potencial de Valença para ser sede Diocesana pela Fé do povo e estrutura que dispõe.
“A explanação do doutor José Igreja foi sensacional, colocando todo nesse panorama de Valença e o Antônio José aqui também falando isso historicamente, então, a nossa cidade aqui, Valença do Piauí, a nossa região, realmente cumpre com todos esses requisitos, seja requisitos da fé, seja requisitos da população, seja a estrutura que a gente conta aqui na nossa cidade. Então é muito pertinente poder pleiteamos isso e pleiteamos com plenas condições de poder sediar realmente essa diocese aqui na nossa cidade”, destacou o gestor que completou.
“Vamos ajudar no que for preciso, no que depender de Novo Oriente, juntamente com a Câmara Municipal, com o poder executivo e com a população de Novo Oriente que se engaja sempre nessas lutas, pelo bem da nossa região”, garantiu Afonso Sobreira.
Legitimidade do pedido
Dr. José Igreja enfatiza a legitimidade da mobilização pela implantação da Diocese no município. “Esse pleito está partindo da sociedade, esse pleito está partindo do povo de Valença, do povo de Deus em Valença que está aqui, estamos esperando aqui para receber Dom Juarez agora está chegando aqui dia 29, todos os municípios de Valença vão enviar representantes da Câmara Municipal, vão enviar representantes da sua sociedade civil, representante do povo de Deus nesse município para junto com a sede Valença lutar por esse direito, direito que achamos que é legítimo.” Afirmou Dr. Paiva que concluiu
“A igreja hoje é uma igreja sinodal, a igreja hoje apesar da sua hierarquia eclesiástica milenar […], ela está mudando para uma coisa mais democrática, mais sinodal como diz o nosso papa, então, uma igreja sinodal não pode deixar de ouvir os seus fiéis essa decisão é uma decisão que terá que ser tomada em consonância com os conselhos da população local e não apenas da administração eclesiástica”, afirmou.
jota junior
Tomara que aconteça a implantação da diocese em nossa cidade. Pois merecemos as bênção de Deus. Para o progresso espiritual de nossa cidade.