Mutirão de Cirurgias de catarata começou nesta terça-feira, em Valença do Piauí
Com o objetivo de diminuir a fila por uma cirurgia oftalmológica de catarata, o Governo do Estado do Piauí iniciou nesta terça-feira, 07 de dezembro, no Hospital Regional Eustáquio Portela em Valença do Piauí, o mutirão de cirurgias de catarata, que se estenderá até a próxima quinta-feira, 09 de dezembro.
A previsão inicial era da realização de 481 cirurgias para as 14 cidades do Território Vale do Sambito. “Sabíamos de início que seriam 481 cirurgias e aí depois das consultas realizadas, o Dr. Thiago entrou em contato com a gente e disse que seriam realizadas 500 cirurgias. Com isso, expandimos mais ainda e vamos atingir essa meta porque se por ventura não tivermos os pacientes que cheguem a acrescentar esse número, ele vai buscar naqueles que já foram consultados quem tiver a necessidade de realizar a cirurgia nos dois olhos”, informou a diretora do Hospital Regional, Lucilia Marreiros.
A cirurgia chegará em boa hora para o paciente José da Cruz, conhecido em Valença por Zé Negão.
“Há quatro anos eu venho esperando por esse momento, eu fiz uns exames há quatro anos mandaram uma ficha para a secretaria de saúde e até hoje espero por esse momento”, disse. Ele falou da importância da cirurgia para sua vida.
“Nesses quatro anos, o médico proibiu dirigir moto e carro por causa da vista e para vir do interior para a cidade dependo do meu filho. É muito importante esse projeto do governo porque a gente principalmente na crise que estamos vivendo não tem como você arrumar três, quatro, cinco mil para fazer uma cirurgia dessa”, concluiu.
maria da cruz mendes
Que Deus ajude vcs.Se eu estivese em valença eu ia fazer precisando meu deus.
Maria