Valença do Piauí, 20 de maio, 2022

Na Alepi, Rafael Fonteles garante que Piauí cumpriu todas as metas ficais

O secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles, participa de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado, nesta quarta-feira(02), para apresentar as metas fiscais do governo do Estado de 2020, já que no ano passado, a pandemia impediu a realização da prestação de contas. Ele também mostra os números do primeiro quadrimestre de 2021.

Fonteles afirma que, apesar da pandemia, o Estado conseguiu cumprir as metas fiscais.  Segundo o secretário, há um equilíbrio entre receitas e despesas e que isso é resultado do trabalho da equipe econômica do governo.

“Periodicamente participamos desse momento de audiência na Assembleia Legislativa conforme manda a lei para prestar contas. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) determina que se faça as apresentações das metas fiscais e da contabilidade do Estado a cada quadrimestre”, explicou.

Rafael também destaca o equilíbrio com gastos com pessoal. Ele afirma que o Piauí saiu do limite da LRF, já que no primeiro quadrimestre de 2021, o Piauí ficou em 46,38 do limite prudencial. 

“Todas as metas fiscais são periodicamente cumpridas. O resultado primário, nominal, o índice mínimo de gastos na saúde e educação. Gastos com pessoal. Estamos em um patamar inferior ao limite de alerta. Isso demonstra o equilíbrio fiscal do Estado. Devemos sempre estar preocupados com o equilíbrio de receitas e despesas para não desandar. Os parlamentares terem consciência dos números para tomar decisões em matérias que envolvam a situação financeira do estado”, afirma. 

O secretário também falou sobre o temor de uma terceira onda da covid-19 pelos governadores. O governador Wellington Dias já se manifestou sobre o assunto. “É algo que preocupa porque estamos tentando sobreviver ainda nesse momento difícil”, afirmou.

Fonte; cidadeverde

0 Comentário