Valença do Piauí, 29 de maio, 2024

No dia do Fisioterapeuta, Dra. Simira Veloso parabeniza a categoria e mostra os avanços da profissão

No dia do Fisioterapeuta, o Portal V1 conversou com a Fisioterapeuta Simira Veloso para falar dessa profissão que tem crescido no cenário Valenciano tanto na quantidade de profissionais atuando como no avanço tecnológico que a técnicas de tratamento apresentam.

A Fisioterapeuta Dra. Simira Veloso é conhecida pelas especialidades técnicas que trouxe para o município. A jovem profissional atende no Hospital Regional Eustáquio Portela e na Clínica Esfera, de propriedade da sua mãe, Dra. Maria dos Remédios, também Fisioterapeuta

Dra. Simira Veloso começa falando da data comemorativa da profissão que escolheu para exercer. “O dia 13 de outubro, dia do Fisioterapeuta é uma data bastante importante para todos nós e eu fico muito feliz de fazer parte dessa profissão que vem crescendo muito nos últimos anos, a gente ver principalmente que no período da pandemia houve um uso muito intenso de medicações, de antialérgicos, enfim, as pessoas estão cada vez menos tolerantes a medicações […], e a fisioterapia entra como uma medida para  poder estar aliviando essas dores desses pacientes de uma forma mais natural, de forma mais eficaz a longo prazo, dando mais qualidade de vida para esses pacientes”, destaca a profissional que ressalta o crescimento das especialidades na área.

“Está cada vez mais especializado a nossa área e isso acaba dando uma maior qualidade no atendimento dos pacientes e a gente tem oferecido muito mais recursos, a gente está vendo hoje a termografia clínica que é uma área muito legal, muito interessante porque a gente consegue verificar no corpo do paciente quais são os pontos que ele apresenta de mais dor, menos dor para trabalhar de forma mais direcionada”, disse a fisioterapeuta que explica não haver ainda esse tipo de aparelho aqui no município, mas que ela pretende no futuro trazer para Valença.

Ela conta que gosta de trabalhar com pacientes com dor crônica, dor generalizada, pacientes com fibromialgia, pacientes com chikungunya, pois tem se aprofundado nesses tipos de doenças. Dra. Samira destaca que é preciso está sempre atualizada com o que tem de técnica nova por isso gosta de está participando de congressos e assim está sempre bem informada do que tem de novidade para poder oferecer sempre o melhor para os seus pacientes e também fazer com que Valença se torne referência tanto no setor privado com a Clínica Esfera, mas de modo geral com os demais profissionais que exercem muito bem sua profissão aqui no município.

Samira Veloso menciona a perspectiva de crescimento com o avanço tecnológico através da Inteligência Artificial.

“A tendência agora é melhorar cada vez mais com a tecnologia, a gente tem hoje aí a Inteligência Artificial que está vindo com tudo para facilitar um pouco a nossa vida, os aparelhos estão cada vez mais modernos, hoje nós temos lazer, terapia que a Clínica Esfera oferece, a gente tem a ventosa que também ganhou muita força, pretendo trazer técnicas como o Dry que é um agulhamento a seco que é muito bom, acupuntura elétrica, enfim, temos muitas coisas que podem contribuir ainda mais com os nossos pacientes”, frisou.

Dra. Veloso apresenta um pouco da sua caminhada na Fisioterapia através do exemplo da mãe, Dra. Maria dos Remédios que já tem uma sólida carreira no município.

“Hoje eu sou especialista em RPG, tenho uma mãe Fisioterapeuta que tem uma história muito bonita de trabalho já está com 35 anos de formada e a experiência dela acaba que transfere um pouco pra mim, mas também transfere a responsabilidade em ter um padrão parecido com o dela, apesar de não alcançar ainda pelo tempo de experiência, hoje ela é uma das primeiras Fisioterapeutas de Valença, ela tem um legado, uma história muito bonita e eu fico muito feliz de participar como alguém que está dando continuidade”, relata a profissional que encerra desejando um excelente dia para todos os profissionais da Fisioterapia.

“Espero que esse dia seja comemorado por todos os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais porque hoje também é o dia deles, aqui em Valença nós temos a Luciana que vem contribuindo demais com a reabilitação dos nossos pacientes, da nossa cidade, então, nós temos uma equipe muito completa para oferecer o melhor que a fisioterapia pode dar”, concluiu.

 

0 Comentário