Nove cidades na região valenciana foram certificadas com o Selo Unicef
As cidades de Aroazes, Elesbão Veloso, Francinópolis, Inhuma, Ipiranga do Piauí, Lagoa do Sítio, Novo Oriente do Piauí, Pimenteiras e Valença do Piauí na região valenciana foram premiadas nesta terça-feira (3) com o Selo Unicef 2021/2024. 923 cidades das regiões Norte e Nordeste do Brasil receberam a premiação. No Piauí foram 94 cidades
A solenidade realizada no Teresina Hall contou com a presença do governador Rafael Fonteles e do chefe de escritório da UNICEF para o Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, Rui Aguiar.
Para chegar a bons resultados, as cidades premiadas se empenharam em cuidar bem da primeira infância e da adolescência; melhorar a educação da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho investir na saúde física e mental de meninas e meninos; promover hábitos de higiene e acesso à água limpa; proteger crianças e adolescentes de violências; e garantir a proteção social às famílias vulneráveis, em especial aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais.
“Não estamos falando das cidades com os melhores indicadores, mas das cidades que mais melhoraram em relação à situação em que elas estavam em 2021. O Unicef comemora esse avanço de cidades em regiões vulneráveis que conseguiram tirar o atraso e melhorar mais. Com o apoio do Unicef, esses municípios conseguiram trazer mais eficiência para a sua gestão em diferentes áreas ligadas aos direitos da infância e adolescência, passando a cumprir de forma mais eficiente o que já é um dever do poder público”, explica Youssouf Abdel-Jelil, representante do Unicef no Brasil.