Novo Oriente realiza 1ª Feira da Agricultura Familiar com foco na valorização da produção local
Neste sábado (05), o município de Novo Oriente do Piauí promoveu a 1°Feira da Agricultura Familiar, um evento voltado para a valorização da produção local e do trabalho de agricultores, artesãos e pequenos empreendedores. A iniciativa contou com a presença do prefeito Afonso Sobreira, da vice-prefeita Odeni de Jesus, presidente da Câmara, Toi Velho, além de secretários municipais e vereadores.
Durante a abertura, o prefeito destacou a importância da união de esforços para a realização da feira e parabenizou todos os envolvidos na organização do evento.
“Essa ideia, que é uma ideia da Márcia com o Eligleiton, com o Ricardo, com a Iraci, com o Enildo, como você vê o governo funciona como um todo, funciona todo mundo junto e ainda temos a parceria do Sebrae também que nos ajuda muito nessas realizações, é a primeira feira de muitas que com fé em Deus iremos fazer, e eu quero aqui pedir a vocês que participaram nos expositores, artesãos, a agricultura familiar, que marque uma reunião com a Márcia, com o Eligleiton principalmente, com o José da Cruz, com a Jaqueline também que está aí pra que possamos planejar a próxima”, disse.
O gestor reforçou a importância da participação popular para que as próximas edições sejam ainda melhores. “A partir do momento que cada um participa, procura, diz, da ideia, nós iremos conseguir fazer eventos grandiosos, eventos com a participação de todos”, destacou que complementou: “Eu estou muito feliz, mas as pessoas que estão expondo é que têm que dizer se precisa melhorar, como deve ser feito.”
Afonso demonstra interesse que o evento volte a acontecer no município. “A expectativa da gestão é que a feira se consolide como um evento permanente no calendário da cidade”, afirmou o gestor que acrescentou. “Que ela vá crescendo e entrando paulatinamente no calendário do município, as coisas começam realmente pequenas, incipientes, mas a tendência é ir crescendo.”
O prefeito finalizou destacando que a feira representa a verdadeira cultura do povo de Novo Oriente. “Esse espaço foi pensado pra isso, pra que a comunidade possa se reunir, e as reuniões não podem ser só momentos, vamos dizer ‘shows’, pra que show melhor que o show da nossa agricultura familiar, do nosso artesão, das pessoas que têm a produção em casa, seja de doce, tudo que possa ser vendido aqui e possa se mostrar, isso sim é que é a verdadeira cultura da nossa cidade”, ressalta.
A feira reuniu expositores de diversos segmentos, como artesanato, produtos alimentícios caseiros e alimentos da agricultura familiar, reforçando o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável e com o fortalecimento da economia local.