Novo Oriente realiza caminhada de conscientização contra o abuso sexual de crianças e adolescentes
A Prefeitura de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Assistência Social e com o apoio de instituições e da sociedade civil organizada, promoveu nesta segunda-feira (19) uma caminhada pelas ruas da cidade para conscientizar a população sobre os crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.
A iniciativa íntegra a campanha nacional “Maio Laranja”, que busca dar visibilidade à temática e reforçar a importância da prevenção e do combate à violência sexual infantojuvenil. Além disso, o evento teve como objetivo orientar a população sobre como identificar sinais de abuso e os caminhos para realizar denúncias.
Em Novo Oriente, a mobilização iniciou no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e percorreu diversas ruas da cidade, reunindo representantes das escolas municipais e estaduais, Conselho Tutelar, equipes técnicas de artesanato do CRAS e secretarias municipais envolvidas.
O secretário de Assistência Social, José da Cruz, destacou que a caminhada faz parte de uma programação mais ampla iniciada no dia 7 de maio.
“Começamos com uma palestra ministrada pela vice-presidente da OAB de Valença, Drª Kássia Fernanda, e pela psicopedagoga Michele, na Unidade Escolar Dona Adelaide, voltada aos professores e às equipes intersetoriais. No dia 12 realizamos uma panfletagem na feira municipal com apoio do Conselho Tutelar e alunos do 8º ano. E agora, nesta segunda-feira, seguimos com a caminhada que contou com ampla participação da comunidade escolar e de diversas instituições”, explicou o secretário.
José da Cruz também enfatizou a importância da mobilização para alcançar toda a população, inclusive em áreas mais afastadas da sede do município.
“Esse é um momento fundamental para reforçarmos o compromisso do nosso município com a proteção de crianças e adolescentes. Tivemos o apoio da Polícia Militar e, à tarde, realizamos uma palestra na Unidade Escolar José Rodrigo Sobreira, na comunidade de Caraíbas, estendendo essa mensagem tão importante também à zona rural”, concluiu.