Valença do Piauí, 04 de dez, 2021

O novo cartão de memória mais rápido do mundo é quase tão rápido quanto o seu SSD

sandisk-extreme-pro-cfast-2

Todo mês um fabricante de cartões de memória aparece com algum produto para quebrar recordes de velocidade. O mais recente é o SanDisk Extreme Pro, anunciado neste fim de semana, que alcança taxas de transferência de até 450 MB/s de leitura e 350 MB/s de escrita. Para fins de comparação, ele é consideravelmente mais rápido que qualquer HD voltado para o usuário doméstico e bate de frente com alguns SSDs.

O SanDisk Extreme Pro também é o primeiro cartão CompactFlash baseado no novo padrão CFast 2.0, que pode usar interface SATA III para transferir dados e possui um modo para economizar bateria quando não estiver sendo usado. O tamanho físico é o mesmo da geração anterior de cartões CompactFlash, ou seja, mais ou menos o dobro de um cartão SD.

Ele deve ser útil especialmente nas câmeras capazes de filmar em 4K, mas, até o momento, a única compatível com o Extreme Pro é a Arri Amira, que grava vídeos em slow motion com resolução de 1080p a 200 frames por segundo. Você pode usá-lo em algumas outras câmeras, desde que possua um adaptador (e bastante dinheiro).

A SanDisk ainda não revelou os preços do Extreme Pro de altíssima velocidade, que estará disponível com capacidades de 60 GB e 120 GB, mas podemos ter uma ideia da facada a partir de outro modelo: no mesmo dia, a empresa revelou um Extreme Pro de 256 GB bem mais lento (leitura de 160 MB/s e gravação de 65 MB/s) que será vendido por US$ 1.809. Ouch.

0 Comentário