Valença do Piauí, 25 de jun, 2025

Oito municípios do Piauí ainda estão com as eleições indefinidas

Em duas semanas, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), por orientação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), deve definir a situação dos candidatos que concorreram sub judice e da validade das substituições de última hora. Segundo o presidente do TRE-PI, desembargador Haroldo Rehem, até a semana anterior à eleição eram 11 candidatos com recursos pendentes na Justiça Eleitoral.
Destes, cinco desistiram e foram substituídos e três ainda insistiram com as candidaturas, contando com recursos junto ao TSE: Valença, Prata do Piauí e Santa Cruz dos Milagres. Na prática, pouca coisa deve mudar se os votos forem considerados nulos, porque em praticamente todos os municípios os candidatos impugnados e que não foram substituídos acabaram perdendo a eleição. Mas em Valença, Rubens Alencar (PMDB) que teve o registro de candidatura indeferido e não foi substituído, teve os votos anulados e o candidato do PSB, Walfredo Filho (PSB) foi eleito com 6.039 votos, ou 100% dos votos válidos.

No entanto, somados os votos atribuídos a Rubens Alencar e os efetivamente anulados pelo eleitor, foram 6.752 votos nulos, mais do que os 6.039 de Walfredo. Neste caso, o TRE vai ter de decidir como proceder. Em Santa Cruz dos Milagres, Neto Minervino (PDT), teve 1.615 votos. Dimas Portella (PP), com registro indeferido, teve os votos anulados e os nulos somam 1.192 votos. Em Bela Vista do Piauí nem consta na totalização do TRE-PI a votação do adversário. Os votos válidos foram todos atribuídos a Josimar (PTB).

Em Brasileira, Dra. Car-mem Gean (PCdoB) foi vitoriosa com 100% dos votos. Paula Araújo (PSB) não teve os votos atribuídos pela totalização da Justiça Eleitoral. Em Curral Novo do Piauí, Leônidas (PP) é o único com os votos na contagem do TRE-PI. Em Prata do Piauí, Antônio Parambu (PTB) foi eleito com 1.522 votos. Dr. George (PP), que teve o registro indeferido, teve os votos anulados. Foram 274 votos nulos.

Fonte: Diário do Congresso

0 Comentário