Valença do Piauí, 26 de jul, 2024

Pe. Wanderley Morais toma posse como pároco da Matriz de Valença

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó e Conceição

Trazido em procissão da Igreja de São Benedito até a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó e Conceição, o novo pároco Pe. Wanderley Morais, foi acompanhado pelo Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, Clero, Confraria do Divino Espírito Santo e Maçonaria, onde foi recebido pela comunidade.

A missa de acolhimento foi realizada nesta última sexta-feira, 21 de fevereiro, e contou com a participação de muitos paroquianos que aguardavam a chegada do novo pároco. Comitivas das cidades de Demerval Lobão, Elesbão Veloso e Inhuma do Piauí também estavam presente na cerimônia.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó e Conceição

Antes da leitura da provisão Dom Jacinto, saudou a todos a pedido do Pe. Klebert Viana que mesmo na sua ausência se fazia presente naquele momento. Após a leitura da provisão, Dom Jacinto desejou um bom paroquiato para o novo pároco e destacou a fecundidade dos fieis valencianos, pedindo aos mesmos que acolhessem o seu novo pastor, e que junto a ele dessem continuidade a missão de Deus.

Oficialmente pároco, Pe. Wanderley é acolhido por membros do Conselho Pastoral Paroquial e Concelho Econômico, na ocasião também lhe é entregue o livro caixa e o de registro da paróquia. Em seguida, a coordenadora da pastoral do Batismo, Iris Lima, representando toda a comunidade paroquiana externou palavras de boas-vindas ao novo pastor.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó e Conceição

“Receba de todos o nosso abraço carinhoso e fraterno, com ele também nossas orações, a partir de agora entre nós, Pe. Wanderley, você será membro de cada família e irá compartilhar conosco os desafios e também as alegrias do dia a dia”. A coordenadora ainda acrescentou, “Conte conosco, com nosso apoio, com nossas orações, pois a partir de agora caminharemos juntos, agora essa é a sua comunidade também, essa é a sua paróquia”, finaliza Iris Lima. 

Durante a homilia, Dom Jacinto, ainda frisou a importância do sim dado pelo Pe. Wanderley, que abençoado por Deus tem a missão de conduzir o rebanho do Senhor. “O padre tem mãos que abençoam, santificam e conduzem, esta opção do Espírito tornou possível que hoje pudesse assumir essa nova missão da igreja, exatamente porque é ungido do Senhor, ungido pelo seu Espírito para ser pastor da igreja”, diz Dom Jacinto para o novo pároco.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó e Conceição

Depois da comunhão, representando a Confraria do Divino Espírito Santo, Lindomar Amâncio, acolheu Pe. Wanderley declamando um poema. Também fez uso do espaço, Alexandre Lima, representando a comunidade da Paróquia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro de Demerval Lobão, direcionando palavras de gratidão para aquele que durante 4 anos e 8 meses foi pároco da comunidade.

O paroquiano agradeceu o bom pastoreio realizado pelo sacerdote, descrevendo-o como modelo único de servidor e dedicação, um pai acolhedor para todos, segundo Alexandre, Pe. Wanderley deu um sopro novo a comunidade. Ainda citou enumeras reformas e construções que o padre realizou na paróquia, dando um novo aspecto aos templos da cidade.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó e Conceição

Ao fim, Pe. Wanderley Morais fez uso da palavra e agradeceu a presença de Dom Jacinto, dos padres, dos diáconos, das autoridades e sua família. O pároco estendeu os agradecimentos aos conterrâneos de Inhuma do Piauí, aos paroquianos de Demerval Lobão, que muito dedicaram amor e carinho para com ele nesse período em que o mesmo esteve à frente da Paróquia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro.

Pe. Wanderley ainda saudou a maçonaria e a Confraria do Divino que se fizeram presente. O novo pároco cumprimentando a comunidade católica de Valença. “Quero agradecer a cada um de vocês, dizer da minha alegria e satisfação em poder contar com os paroquianos de Nossa Senhora do Ó e Conceição e os paroquianos de São Francisco de Assis na pessoa do meu querido Pe. Antônio Carlos”.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó e Conceição

O novo pároco ainda ressalta que os trabalhos das duas paróquias em levar a boa nova vai permanecer em comum união, “nós vamos continuar a missão de Jesus nessa cidade na unidade, juntamente com os diáconos e nossos irmãos da forania, quero manifestar o desejo de continuarmos unidos, trabalhando junto para o crescimento do reino de Deus”, finaliza Pe. Wanderley Morais.

Matriz

Na carta de provisão foi dado a Pe. Wanderley Morais, 6 anos à frente da Paroquia de Nossa Senhora do Ó e Conceição. Ao fim da cerimônia de posse, foi oferecido para toda comunidade presente um jantar no Centro Pastoral.

Fonte: Fabiana Santos

0 Comentário