Valença do Piauí, 28 de fev, 2024

Pedra fundamental da Loja Maçônica Irmão José Bertino foi lançada em Valença do Piaui

Uma solenidade prestigiada por maçons de vários orientes da região marcou o lançamento neste domingo (03), da Pedra Fundamental da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Irmão José Bertino 4.580, do Oriente de Valença do Piauí, filiada ao Grande Oriente do Brasil.

O evento aconteceu no bairro Vale Verde no terreno, onde será construída a loja aqui em Valença. Atualmente as sessões acontecem no templo da Loja Maçônica Segredo, Força e União Picoense no município de Picos. A grande participação dos irmãos e os desafios vindouros foram destacados pelo venerável Robertino Bertino. 

“Esse é o primeiro passo de uma grande caminhada que vamos ter que fazer até a edificação desse templo, mas estamos aí vamos trabalhar em prol desse objetivo”, destacou o venerável que é filho do homenageado José Bertino.

“Nós somos uma família tradicional da maçonaria, meu avô era maçom, meu pai, um tio, eu e mais três irmãos e meu filho foi iniciado mês passado, somos uma família de quatro gerações de maçons, então, pra gente é uma honra muito grande ter essa loja levando o nome do nosso pai”, frisou Robertino Bertino.

A Augusta e Respeitável Loja Simbólica Irmão José Bertino 4.580 foi fundada em 31 de outubro de 2017 e muitos valencianos fortalecem suas colunas como os irmãos Lima da Rodoviária que foi inclusive o primeiro venerável, professor Antônio Carlos, Neto Chaves, Chico dos Portões, Francelio e Deiwede Puti, Diolin, Luiz Eduardo Chaves, Junior, Lourival Barbosa, dentre outros irmãos.

A sessão teve a participação do Grão-Mestre do Grande Oriente do Piauí (GOPI), Genivaldo Leal e integrantes das lojas Cavaleiros Valencianos Nº 28, Força e União Alegretense 4377 e da fraternidade feminina.

O venerável da Loja Segredo, Força e União Picoense, Geovane Junior, falou da importância de uma loja maçônica na sociedade valenciana.

“Pra nós da Loja Segredo, a loja mãe da maçonaria da macrorregião, é mais uma satisfação lançar a pedra fundamental não só de uma loja maçônica, mas de um melhoramento da sociedade, uma sociedade que tem a maçonaria inserida é uma sociedade mais justa que busca sempre a melhoria do próximo”, apontou.

 

 

  

0 Comentário