Portal V1

Pesquisa BrVox aponta cenário politico na cidade de Inhuma. Veja numeros

16/12/2015

O 180graus vem divulgando desde meados desta semana, uma série de pesquisas mostrando como está o clima pré-eleitoral nos principais municípios do Piauí. Na lista já estiveram Uruçuí, Esperantina, Santa Cruz do Piauí, e é chegada a vez do município de Inhuma, localizado a 251km ao Sul de Teresina.

Atualmente é governada por Moacir Gonçalves de Carvalho, mais conhecido como Dr. Moura. Ele está no seu segundo mandato e tenta agora fazer com que seu vice seja eleito. Silva Júnior terá de enfrentar nas urnas um ex-prefeito do município, Alilo Leal, que nas últimas eleições declarou quase R$ 2 milhões em bens.

A chegada de Dr. Moura ao poder tirou da prefeitura de Inhuma o grupo político que estava há mais de 20 anos no poder, que pode agora, voltar ao palácio municipal.

Ainda no ano de 2012, nas eleições municipais, Alilo tentou voltar ao poder, mas foi derrotado nas urnas. Ele já esteve por quatro vezes à frente da prefeitura, o que faria dele, se eleito em 2016, o dono de seis mandatos na cidade de Inhuma.

E não são remotas as chances de que Alilo volte à prefeitura de Inhuma. De acordo com levantamento do Instituto BrVox realizado no dia 14 de novembro, o ex-prefeito lidera as intenções de voto no município com 34,63%. Já o atual vice-prefeito é a preferência de 30,42% dos eleitores entrevistados.

Quem aparece em terceiro lugar é Dr.Elbert Holanda, que também já foi vice de Dr. Moura. Ele 18,45% das intenções de voto. Na pesquisa estimulada 10,36% responderam Não Sabe/Não Opina, e 6,15% disseram Nenhum/Nulo/Branco.

Alilo também lidera as intenções de voto quando o levantamento é espontâneo. Ele tem 30,74% contra 24,6% de Silva Júnior. Já Dr. Elbert aparece com 13,59%. Dr. Moura também foi citado por 1,62% dos entrevistados. Com 0,65%, ambos, aparecem Marcos Antônio, Pedro Ermínio e Moura. São citados por 0,32% cada, Mário César, Luís Alberto, Tatá e Zé Prego.

O BrVox simulou ainda cenários de confrontos diretos entre os principais pré-candidatos na disputa. No primeiro cenário, Alilo Leal venceria com 45% contra 33% de Silva Júnior. Já em um confronto entre o atual vice-prefeito e o ex-vice-prefeito, Elbert se sairia melhor com 39% contra 35% de Silva Júnior.

001-5

Fonte: 180graus

Compartilhe

Deixe seu comentário