Portal V1

Piauí conhece seus representantes na Assembléia e Câmara Federal

04/10/2010

logovotoesNenhuma surpresa na composição da nova bancada federal do Piauí. Somente dois dos atuais deputados federais que tentaram renovar o mandato não obtiveram êxito. Os demais, ou se reelegeram ou elegeram seus sucessores.

É o caso de Themístocles de Sampaio Pereira (PMDB). Com mais de oitenta anos, o peemedebista deixa a cadeira para o filho, o delegado Marlos Sampaio (PMDB). Conhecido pela atuação como “delegado do idoso”, Sampaio obteve 141,127 votos nas eleições deste ano, perdendo apenas para Marcelo Castro (PMDB) e seus expressivos 170.163 votos.

Ciro Nogueira Filho trocará a Câmara Federal pelo Senado, mas deixa a esposa Iracema Portela (PP) em seu lugar. Ela obteve 91.130 votos e estreará como parlamentar a partir do próximo ano.

Coerente, ético e briguento, Nazareno Fonteles (PT) é, sem dúvidas, a maior baixa da bancada piauiense. Com 44.946 votos, o petista não conseguiu a reeleição. O mesmo aconteceu com José Maia Filho, que ficou de fora mesmo tendo obtido quase 90 mil votos.

A eleição de 2010 marca a volta à política do ex-governador Hugo Napoleão (DEM). Derrotado nos últimos dois pleitos dos quais participou, o vaidoso e tradicional político piauiense recebeu 112.618, nada menos que a quarta maior votação do Estado.

Barrado pelo próprio partido, Jesus Rodrigues (PT) não pôde se candidatar em 2006. Quatro anos depois, a candidatura saiu e o ex-presidente do Detran foi eleito. Ao lado de Assis Carvalho, ele formará a bancada do PT piauiense na Câmara Federal.

Confira a nova bancada do Piauí na Câmara Federal:

Para o Piauí seguir mudando (06 vagas)
Marcelo Castro (PMDB)
Marllos Sampaio (PMDB)
Átila Lira (PSB)
Assis Carvalho (PT)
Osmar Júnior (PC do B)
Jesus Rodrigues (PT)

A força do povo (02 vagas)
Hugo Napoleão (DEM)
Júlio César (DEM)

Por um Piauí novo (02 vagas)

Iracema Portela (PP)
Paes Landim (PTB)

Veja como ficou a nova composição da Assembléia Legislativa do Piauí

Faltando apurar pouco mais de 1% dos votos, a nova composição da Assembléia Legislativa do Piauí está praticamente definida. A única briga que segue sem definição é entre Ubiraci Carvalho e Antônio Uchôa, ambos do PDT, que disputam a última vaga da coligação “PP – PDT”. A diferença entre os dois é mínima e é preciso esperar o final da apuração para saber quem será eleito.

A surpresa dessa eleição é Evaldo Gomes, do pequeno PTC. Com quase 11 mil votos, ele foi o candidato que obteve o melhor desempenho eleitoral entre os quase 60 lançados pela coligação PHS, PTC e PT do B.

O resultado da votação não foi bom para os atuais deputados Cícero Magalhães (PT), Flora Izabel (PT), João de Deus (PT), Nerinho (PTB), Dr. Pinto (PDT) e Mauro Tapety (PMDB), que não conseguiram renovar os mandatos.

Candidatos a vice nas chapas encabeçadas por João Vicente Claudino (PTB) e Wilson Martins (PSB), Flávio Nogueira (PDT) e Zé Filho (PMDB) deixarão a Alepi em 2010, mas guardaram as cadeiras. Flávio Nogueira Júnior foi eleito, aos 29 anos, para seu primeiro mandato como parlamentar do Piauí. Assim como a peemedebista Juliana Moraes Souza, que sucederá o esposo.

A tradicional família Paes Landim também ficou de fora da próxima composição da Alepi. Há mais de meio século com uma cadeira cativa na Casa, o clã de São João do Piauí não conseguiu eleger Amparo Landim (DEM), que tentava suceder o deputado Paulo Henrique Paes Landim (PTB), que não participou da disputa.

Segue indefinida a situação do deputado Roncalli Paulo (PSDB).Com a candidatura sub judice, o parlamentar ainda não teve os votos divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Com 99.03% dos votos apurados, a nova composição da Alepi fica da seguinte forma:

Coligação: Para o Piauí seguir mudando (12 vagas)
Lilian Martins (PSB)
Robert Rios (PC do B)
Wilson Brandão (PSB)
Kléber Eulálio (PMDB)
Themístocles Filho (PMDB)
Gustavo Neiva (PSB)
Ana Paula (PMDB)
Juliana Moraes Souza (PMDB)
Ismar (PSB)
Belê (PSB)
Warton Santos (PMDB)
João Mádison (PMDB)

Coligação: A força do povo (06 vagas)

Firmino Filho (PSDB)
Luciano Nunes (PSDB)
Marden Menezes (PSDB)
Edson Ferreira (DEM)
Juraci Leite (DEM)
Antônio Félix (PPS)

Coligação: Partido dos Trabalhadores (05 vagas)

Rejane Dias (PT)
Merlong Solano (PT)
Henrique Rebelo (PT)
Fábio Novo (PT)
Paulo Martins (PT)

Coligação: PP – PDT (03 vagas)

Flávio Nogueira Filho (PDT)
Margarete Coelho (PP)
Ubirací Carvalho (PDT)

Coligação: Trabalho e progresso (03 vagas)

Hélio Isaias (PTB)
Fernando Monteiro (PTB)
Liziê Coelho (PTB)

Coligação: Unidos pelo Piauí (01 vagas)

Evaldo Gomes (PTC)

** Este resultado está passível de alterações

Compartilhe

Deixe seu comentário