Valença do Piauí, 04 de dez, 2021

Piauí passa a contar com comitê de combate ao suicídio

comiteInserido no contexto entre as regiões com o maior incidência de suicídio do país, o Piauí passará a contar com um comitê interestadual de combate ao suicídio. A reunião para encaminhamento e atuação técnica desse comitê aconteceu na manhã desta sexta-feira (13), na sede da Secretaria de Estado da saúde do Piauí (Sesapi). Durante o encontro ficou definido que na próxima terça-feira (17), às 11 horas, será realizada a primeira reunião oficial com a presença de todos os 16 membros que formarão o comitê estadual de combate ao suicídio.

Essa reunião acontecerá no auditório da IV Regional de Saúde, localizada na região sudeste da capital. A formação do comitê foi uma deliberação do I Simpósio Interinstitucional Suicidio: causas e sintomas, que aconteceu no final do mês de agosto em Teresina.

De acordo com a articuladora do comitê, Aderlane Maia, neste primeiro momento serão definidas as ações para o ano de 2013-2014, bem como a capacitação dos membros do comitê. “Protocoladas as ações técnicas do comitê, daremos encaminhamentos para os cursos de especialização e capacitação técnica de todos os membros que formam esse grupo, para melhor atuação no combate ao suicídio no Estado”, comenta.

O comitê é formado por técnicos da Sesapi, Ongs, sociedade civil organizada e profissionais de saúde, que buscam estratégias para prevenção do suicido. Uma pesquisa realizada em 2007 aponta que o Piauí é o terceiro entre os Estados do Nordeste em números de suicídio: são 4,9 mortes por 100 mil habitantes, tornando o problema caso de saúde pública.

Fonte: ASCOM

0 Comentário