Valença do Piauí, 20 de maio, 2024

Piauí recebe 25 mil doses da vacina atualizada contra a Covid-19

O Piauí recebeu 25.200 doses da vacina atualizada contra a Covid-19 neste sábado (11). O imunizante é o mais atualizado contra a Covid-19 e protege contra a subvariante Ômicron XBB do coronavírus. A vacina está sendo disponibilizada para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; e também para idosos; gestantes; puérperas e trabalhadores da saúde; pessoas que vivem em instituições de longa permanência e trabalhadores destes locais; pessoas imunocomprometidas; ribeirinhos; e indígenas em suas terras.

Desde 1º de janeiro deste ano, as pessoas do grupo prioritário e crianças entre 6 meses e menores de 5 anos foram incluídas no Calendário Nacional de Vacinação para serem imunizadas contra a covid-19. Para a vacina contra o SARS-CoV-2, o Ministério da Saúde recomenda a aplicação da dose anual ou semestral, no caso de grupos prioritários com 5 anos ou mais e maior risco de desenvolver formas graves da doença, independentemente do número de doses prévias recebidas.

A pasta adquiriu 12,5 milhões de doses do imunizante atualizado. Os primeiros lotes desse total chegaram ao país no dia 2 de maio. Além do Piauí, os estados do Amapá, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Rondônia e Santa Catarina também receberam doses do imunizante. A distribuição de vacinas foi iniciada no dia 09 de maio, quando foram enviadas doses para o Paraná (136.800), Maranhão (90.400) e o Mato Grosso (47.200).

0 Comentário