Valença do Piauí, 25 de jan, 2022

Pimenteiras realiza II Fórum Comunitário do Selo Unicef. Fotos

II Fórum Comunitário do Selo Unicef
II Fórum Comunitário do Selo Unicef

O Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Pimenteiras juntamente com os demais agentes públicos municipais e a comissão do Selo Unicef realizaram nesta quarta-feira (15) o II Fórum Comunitário do Selo Unicef município aprovado edição 2013-2016.

As atividades se concentraram no Centro Cultural Cineas Nogueira e contou com a participação do presidente do CMDCA José Carvalho, mediadora do UNICEF Edilsa Santos, articuladora municipal do selo Aline Fonseca, representante do NUCA Mariana Ribeiro, secretários municipais Ruth Gomes (Assistência Social), Anacleide Loiola (Educação), Luiz Carlos (Meio Ambiente) e Janaina Pereira de administração que na oportunidade representou o prefeito Venicio do Ó.

O fórum teve como objetivo apresentar os avanços do Plano de Ação apresentado na primeira etapa, após a adesão de Pimenteiras ao projeto. O Plano de Ação inclui várias ações estratégicas de políticas públicas e participação social que garantam as crianças e adolescentes direitos a saúde, educação, assistência social, segurança etc.

O fórum foi dividido em três momentos, a Feira de Ações Estratégicas, onde foram apresentados pelos agentes públicos as atividades realizadas no município em prol da criança e dos adolescentes, a Assembleia do Fórum que norteou as atividades, além de apresentar as ações estratégicas vencedoras e a visita da mediadora do UNICEF ao CMDCA e ao Conselho Tutelar para verificar a estrutura oferecida pelos órgãos nas atividades diárias.

As autoridades em suas falas destacaram da importância da cobertura dada pelo município as crianças e adolescentes e das dificuldades encontradas pela gestão municipal ao assumir o município. Essas dificuldades foram lembradas pelo presidente do CMDCA José Carvalho que relatou todo o processo de reativação que em alguns casos contou com parcerias com o Ministério Público e com o Poder Legislativo. Ele destacou ainda a prioridade dada pelo prefeito Venicio do Ó na restruturação da rede de proteção as crianças e adolescentes pimenteirenses.

A mediadora do UNICEF Edilsa Santos encerrou as atividades parabenizando o município pela passagem de fase na corrida pelo Selo Unicef. Ela falou que o fórum só estava acontecendo em Pimenteiras porque o município atingiu as metas estabelecidas no plano de ação apresentado no 1º fórum. Edilsa Santos comentou que Pimenteiras está entre os 50 finalistas do Selo Unicef que de acordo com a mesma já é motivo de comemoração vista que cerca de 100 municípios não passaram para essa fase. Ela também enalteceu os trabalhos realizados pelas equipes e a coordenação da articuladora Aline Fonseca.

 

.
0 Comentário