População do Vale do Sambito participa de oficinas do “Diálogos pelo Piauí” em Valença
Teve início nesta sexta-feira (10), em Valença do Piauí, o encontro “Diálogos pelo Piauí”, com oficinas de planejamento participativo voltadas para todo o território do Vale do Sambito. O evento, sediado no Instituto Federal do Piauí (IFPI) Campus Valença, reúne membros da sociedade civil, representantes de movimentos sociais e lideranças políticas, com o propósito de contribuir para a construção de propostas que atendam às necessidades da população local.
O secretário de Planejamento do Estado, Washington Bonfim, e a secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes, participaram do momento acolhendo os participantes e destacando a importância da escuta ativa e da participação popular na formulação de políticas públicas.
O secretário Washington ressaltou o compromisso do Governo do Estado em ouvir a população e planejar com base nas demandas reais dos territórios.
“Ele (governador Rafael Fonteles) pediu para viajar todos os territórios aqui, Valença, que é, digamos assim, a sede do território do Vale do Sambito, está abrigando nesse final de semana a nona edição do Diálogos pelo Piauí, que tem esse objetivo de discutir o governo do Estado, a administração estadual nas suas diversas áreas, área de educação, de saúde, de políticas sociais, de meio ambiente, de infraestrutura, de redução das desigualdades, de cultura, esporte e lazer, ou seja, aquelas áreas que são tradicionais, que levam benefícios à população”, explicou.
Washington Bonfim também enfatizou o valor cultural e produtivo da região. “Aqui tem uma tradição importante da agricultura familiar, tem uma tradição importante, religiosa, que marca por exemplo, a questão de Santa Cruz dos Milagres, é uma das maiores romarias do Nordeste, não só do Piauí, mas a terceira maior do Nordeste. Então, é um momento importante para nós, enquanto governo do Estado, e amanhã, pela manhã, aqui na quadra de esportes do Instituto Federal, o governador diretamente escuta os representantes eleitos em cada uma dessas oficinas.”
Ele complementou reforçando a importância do evento que faz essa aproximação do estado com o povo: “O que eu acho mais bacana do Diálogos é isso, a oportunidade do governador interagir diretamente, não com o prefeito, também com o prefeito, e as lideranças políticas, mas especialmente com a população que representa cada um desses eixos e é escolhida democraticamente nas oficinas”, frisou.
Washington ainda ressalta o pensamento do governo em relação a saber o que as pessoas precisam para utilizar a estratégia certa. “O governador sempre diz que os técnicos são importantes do ponto de vista do planejamento, mas desde que eles saibam o que a população quer, e é isso que a gente está fazendo no Diálogos pelo Piauí, é escutando a população para poder ajustar tecnicamente aquilo que ela deseja e transformar em realidade a melhoria da vida do nosso cidadão piauiense, nesse final de semana, especificamente aqui, o cidadão e as cidadãs do Vale do Sambito”, destacou.
A culminância do evento acontece neste sábado (11), com a presença do governador Rafael Fonteles, que estará em Valença para ouvir pessoalmente as propostas e demandas apresentadas pelos participantes das oficinas.