Valença do Piauí, 20 de out, 2021

Prefeito Marcelo Costa abre Ano Legislativo e traça metas para Valença

Os vereadores valencianos retomaram ao parlamento na noite desta sexta-feira (15) para a abertura do Ano Legislativo, que marcou o início dos trabalhos para o ano de 2021. A sessão solene foi marcada pela leitura da mensagem do Poder Executivo feita pelo prefeito municipal Marcelo Costa.

A sessão bastante prestigiada contou com a presença dos vereadores: Ilana Caetano, Ielva Melão, Edilsa Do Vale, Lívia Nogueira, Vanildo Castro, Benoni José, Devaldo Nunes, Rafaella Sampaio e Walmaria Moura (vice-presidenta), que presidiu a sessão devido à ausência da presidenta Paula Jeanne.

A vereadora Walmaria Moura (PTB), presidenta da sessão, deu as boas-vindas ao prefeito e o convidou para assumir a tribuna para a leitura da mensagem anual. Antes de sua fala, o prefeito entregou um relatório preliminar a cada um dos vereadores mostrando em números a situação crítica em que encontrou o município.

Segundo Marcelo Costa, a gestão da prefeita Ceiça Dias deixou contas zeradas na saúde e educação, servidores com salários, 13º e o terço de férias atrasados, prédios e equipamentos sucateados, que diminuirão a retomada do crescimento da cidade.

Apesar do cenário negativo, ele informou que sua equipe está conseguindo vencer os obstáculos para colocar a máquina administrativa para funcionar e que muitos projetos já estão engatilhados para os próximos meses. Sobre os débitos, ele informou que sua equipe jurídica está trabalhando para responsabilizar a quem é de direito.

A sessão foi marcada por boa harmonia entre os dois poderes e pela boa condução dos trabalhos por parte da presidenta Walmaria Moura. O único momento de desconforto foi criado pela vereadora Ilana Caetano, que após a fala do prefeito, pediu que o gestor encontre alternativas para pagar o mês de dezembro dos servidores que foram deixados pela gestão da ex-prefeita Ceiça Dias.

A fala da vereadora foi considerada por muitos como inoportuna e desnecessária, uma vez que serviu apenas para expor a ex-prefeita Ceiça Dias e a própria vereadora, que foi secretária de saúde até o início da campanha eleitoral e ao sair deixou sua filha na pasta, que assim como na pasta da educação, deixou pendências salariais com servidores.

Nesse momento surgiram vaias no plenário, tendo que a presidenta Walmaria Moura intervisse pedindo silêncio ao auditório.

Em resposta a vereadora, o prefeito Marcelo Costa afirmou que irá pagar os salários atrasados de dezembro. Ele ressaltou que todos sabem os motivos do não pagamento e que o problema será resolvido assim que possível pela prefeitura. “O que posso garantir aqui é que na minha gestão não haverá atrasos de salários”, concluiu.

 

0 Comentário