Valença do Piauí, 27 de nov, 2021

Prefeito Walfredo Filho exonera cargos comissionados

Prefeito Walfredo Filho
Prefeito Walfredo Filho

O prefeito de Valença Walfredo Filho exonerou nesta quinta-feira (10) todos os cargos comissionados da prefeitura municipal, além do cancelamento de todos os contratos vigentes com exceção daqueles mantidos nas secretarias com dotação do governo federal. O Decreto 37/14 foi publicado nesta sexta-feira (11), no Diário Oficial dos Municípios. Entre as justificativas apontadas pelo prefeito está a notificação do Tribunal de Contas do Estado que mostrou que a prefeitura de Valença estava gastando 61,04% com pessoal quando o limite é de 54%.

O prefeito baixou ainda dois decretos o 38/14, que decreta o retorno imediato aos órgãos de origens da administração direta e indireta todos os servidores municipais para a realização de um cadastramento e distribuição dos mesmos nas secretarias municipais e o 39/14 que determina que as secretarias de finanças e administração adotem medidas imediatas no sentido de reduzir as despesas da gestão municipal, além de determinar que a secretaria de finanças reduza em 20%, os subsídios do prefeito, vice-prefeita e secretários municipais com vigência a partir de 1º de julho.

Os decretos chegam num momento deliciado da gestão municipal as vésperas de uma eleição estadual onde esses assessores são tidos como peças importantes na busca dos votos, uma vez que os efetivos não se sujeitam nessa empreitada.

Outro problema enfrentado pelo prefeito Walfredo Filho é a instabilidade de sua gestão, uma vez que foi cassado pelo TRE-PI e se mantêm no poder por força de uma liminar que pode cair há qualquer momento. Outra preocupação é com a quitação financeiras desses cargos comissionados, uma vez que existem atrasos de vários meses.

Um desses comissionados disse ao Portalv1 nessa sexta-feira que foi prometido a criação de uma empresa terceirizada para absolver os comissionados mais importantes politicamente falando. Se essa promessa se cumprir os decretos perdem moralmente sua função.

3 Comentários

JOTA JUNIOR

E triste a situação desta cidade, necessitamos de tudo, a cidade parou no tempo.Mas o povo não tem consiencia política deixa-se levar por qualquer coisa

13 jul, 2014 Responder

Loise Ana

É lamentável a situação em que “minha Valença”se encontra,a começar pelo “portão” de entrada da cidade. As ruas, a saúde, educação, enfim,tudo deixa a desejar e não culpo apenas a esta administração, mas a todas as anteriores também. É nojento saber q pertencemos a uma nação onde o correto é ser mais esperto, é corromper, ludibriar e passar a perna em muita gente, principalmente gente de bem que se esforça, paga seus impostos e vê-se envolvido ,como vítima, neste lamaçal. E o discurso de que “sempre foi e será assim” não convence,não resolve o problema e só reforça as estatísticas que mostram que os interesses, nestes casos, são privados e o público que se f……….nossa memória é muito curta mesmo!

13 jul, 2014 Responder

Daniel Sousa

Num vai fazer muita diferença, ele num pagava mesmo.

14 jul, 2014 Responder