Valença do Piauí, 26 de jan, 2021

Prefeitos iniciam mandatos com “farra” na nomeação de parentes

IMAGEM DE ARQUIVO
IMAGEM DE ARQUIVO

Os promotores de Justiça terão muito trabalho com alguns dos novos prefeitos piauienses, em voga o nepotismo, prática proibida pela súmula n° 13 do Supremo Tribunal Federal. Nepotismo vem da palavra latina nepos, que vem a ser neto ou descendente e é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes (ou amigos próximos) em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos.

Em Buriti dos Lopes, Bernildo Duarte Val, assume pela primeira vez a Prefeitura do Município e começou nomeando diversos parentes para cargos de confiança. Foram nomeados entre os secretários, a esposa Emilia Maria Felisberta Cardoso Val para a Secretária de Assistência Social, a sobrinha Roberta Tallita Val Amorim para a Chefia de Gabinete, a irmã Nilma Maria Duarte Val Romão para Secretária de Educação e a Madrasta Eliane de Oliveira Sousa Val foi nomeada para a Procuradoria do Municipio.

Em São Raimundo Nonato o prefeito Avelar Ferreira nomeou a esposa Kátia Guerra para a Secretaria de Assistência Social, a irmã Rosa Amélia para a Secretaria da Educação e a sobrinha Ana Teresa Ferreira para a Secretaria da Administração.

Em Esperantina o prefeito Lourival Bezerra Freitas nomeou a esposa Luana Machado para a Secretaria da Ação Social e o irmão Elidenes Bezerra Freitas para a Secretaria da Saúde.
Em Luis Correia a prefeita Adriane Prado nomeou o esposo Luiz Pedrosa como Secretário de Governo. Nada mal se não fosse condenado 03 vezes pela Justiça Federal e réu em outras 17 ações cíveis e criminais.

O prefeito de Barras, Edilson Capote (PSD), inicia sua gestão nomeando apenas quatro secretários. Segundo ele, a escolha dos auxiliares foi baseada em “critérios técnicos”.
Mas um detalhe chama a atenção: os “técnicos” que formam a equipe foram encontrados dentro do seu seio familiar. O odontólogo Antônio Carlos, é primo do prefeito e foi o escolhido para a Secretaria de Saúde. A Secretaria da Educação será administrada pelo professor aposentado do Instituto Federal de Educação do Piauí – IFPI, Luiz Pereira do Nascimento, casado com uma prima de Edilson Capote. A Secretaria de Finanças terá à frente o seu cunhado professor Renato. Já Secretaria da Assistência Social será gerida por sua atual esposa, Edneida.

Em Valença o prefeito Walfredo Filho nomeou a esposa (Trabalho e Emprego), a mãe (finanças) e a tia (Assistência Social).

Colaboração portal GP1

1 Comentário

João Mauricio Araújo

Quanto as nomeações de Valença nós todos já sabíamos que trilhava por esse caminho; cabe agora a justiça fazer cumprir a Sumula 13 nepotismo é crime, vamos aplicar a Lei.

05 jan, 2013 Responder