Valença do Piauí, 28 de nov, 2021

Prefeitura de Lagoa do Sitio investe na agricultura familiar

Moura, Zé Simão, Chico do Valdemar e Marcelo Silva
Moura, Zé Simão, Chico do Valdemar e Marcelo Silva

O prefeito de Lagoa do Sitio Zé Simão esteve na companhia do presidente da Câmara Municipal vereador Marcelo Silva e dos vereadores Chico do Valdemar e Moura Matildes que é extensionista do Emater visitando a localidade Três Marfins, na propriedade do senhor João Pereira da Silva (João Toinho) um dos contemplados com um dos 15 kits distribuídos pelo governo do estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) em parceria com a prefeitura municipal. O prefeito Zé Simão ficou entusiasmado com os resultados apresentados no projeto e afirmou que iria lutar para atender mais famílias com o projeto de irrigação.

“No momento em que os municípios do semiárido passam por dificuldades devido à escassez de chuvas esse projeto veio mostrar que é possível reverter essa situação, por isso estamos planejando que até o final do nosso mandato vamos atender 200 famílias com esses kits em Lagoa do Sitio.

O presidente da câmara vereador Marcelo Silva disse que o projeto realmente precisa ser ampliado, tendo em vista os resultados apresentados até o momento. Na mesma linha de pensamento seguiu o vereador Chico do Valdemar que disse que o projeto já foi implementado em sua região (Sitio Santo Antonio) também com grande sucesso.

O extensionista do Emater e vereador Moura Matildes disse que esse tipo de projeto ajuda e muito ao agricultor que em pleno mês de setembro pode ter a possibilidade de colher milho e outras culturas no quintal de sua casa com adubação orgânica. Ele lembra que apesar do sistema ser bastante simples é preciso muito trabalho e dedicação das famílias. “No inicio até mesmo o João Toinho ficou desconfiado, mais depois viu que dava certo e com muito trabalho chegamos a esse resultado” afirmou.

O senhor João Toinho afirmou que além do milho já colheu melancia e maxixi “Foi a coisa melhor que já achei porque ninguém tirou nada do inverno e eu não tinha esperança de comer uma verdura e hoje já tô comendo e esse outro tá próximo” afirmou. Zé Simão na oportunidade afirmou que a prefeitura irá investir mais de dois milhões em perfuração de poços nas comunidades e que cada uma delas terá esses kits para ajudar as famílias. Veja fotos e vídeo.

 

Veja fotos

.

Assista ao video

1 Comentário

Leyla Silva

O semiárido possui riquezas, que, através de um acompanhamento contínuo pode gerar emprego e renda para as famílias que habitam essa região, evitando que os jovens saiam para a região sul em busca de emprego. Lagoa do Sítio está de parabéns, por adquirir esses kits de irrigação.

29 set, 2013 Responder