Prefeitura de Valença realiza primeiro mutirão municipal de catarata e amplia acesso à saúde ocular
A Prefeitura de Valença do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza pela primeira vez um mutirão municipal de catarata, iniciativa inédita que marca um importante avanço na ampliação do acesso da população aos serviços de saúde ocular.
A secretária de Saúde, Rafaella Sampaio, confirmou que a triagem para o mutirão acontecerá na próxima quarta-feira, dia 4 de fevereiro, a partir das 7h da manhã, no posto de saúde da Barrinha. A ação tem como objetivo reduzir a fila de espera e garantir mais agilidade no atendimento às pessoas que necessitam da cirurgia.
A catarata é uma doença ocular caracterizada pela perda da transparência do cristalino, o que compromete a visão e pode levar à cegueira se não tratada. A condição está associada, principalmente, ao envelhecimento, mas também pode ser congênita ou provocada por fatores como a exposição excessiva ao sol sem proteção adequada.
Todos os anos, Valença participa do mutirão de catarata realizado em parceria com o Governo do Estado. No entanto, diante da alta demanda e do compromisso da gestão municipal em atender um número ainda maior de valencianos, o prefeito Marcelo Costa, em conjunto com a secretária Rafaella Sampaio, viabilizou a realização do mutirão em âmbito municipal, fortalecendo a rede de cuidados e diminuindo significativamente o tempo de espera dos pacientes.
Para participar da triagem, é necessário ter mais de 59 anos, já possuir indicação médica para a cirurgia de catarata ou ter realizado o procedimento em um dos olhos e ainda necessitar da cirurgia no outro.
O mutirão será executado pela equipe do H.Visão, referência no estado em cirurgias oftalmológicas, garantindo segurança, qualidade e eficiência no atendimento.

