Valença do Piauí, 09 de dez, 2021

Prefeitura envia projeto aumentando impostos. Oposição reclama

Vereador Joaquim Filho
Vereador Joaquim Filho

A Prefeitura de Valença deu entrada na Câmara de Vereadores em um projeto que aumenta a carga tributaria do município. O projeto foi lido e enviado as comissões do Legislativo Municipal, mais já registra debates em seu entorno. As duas bancadas estão divididas quanto à votação do projeto que aumenta entre outros impostos, o Imposto Sobre Serviço (ISS) em quase 70%, saindo dos atuais 3% para 5%. A oposição afirma que é inviável o aumento de imposto, especialmente o ISS pago por todos os profissionais que prestam serviço no município. O vereador Joaquim Filho afirmou que ao invés de aumentar os impostos a prefeitura deveria cortar os serviços prestados e as diárias do Executivo Municipal.

Já os vereadores Ielva Melão e Wilton Nunes saíram em defesa do aumento dos impostos alegando que o projeto aumenta uns e diminui outros. Em conversa com o Portalv1 (Ouça a entrevista abaixo), o vereador Joaquim Filho afirmou que os impostos que diminuem são insignificantes e o grande alvo da prefeitura é o aumento do ISS. O vereador afirmou que em todas as cidades da região e na capital Teresina o ISS é de 3% e que não vê motivos para o aumento.

A prefeitura pediu urgência na votação, que poderá acontecer na realização de uma sessão extraordinária, uma vez que só restam duas sessões e pelo regimento são exclusivas para a votação do orçamento. A votação precisa ainda da aprovação de sete dos onze votos do parlamento, ou seja, para a matéria ser aprovada a prefeitura precisaria “negociar” o sétimo voto com a oposição. As sessões extraordinárias realizadas pelo parlamento municipal não são mais pagas. Ouça a entrevista do vereador.

0 Comentário