Procissão e Missa marcam abertura do Festejo de Nossa Senhora do Ó e Conceição em Valença
O Festejo de Nossa Senhora do Ó e Conceição teve início neste sábado, 17 de dezembro, com procissão e missa. A preparação para a Festa da Padroeira foi marcada pela grande participação de fiéis que lotaram a matriz nesta primeira noite de novena, que contou com a presença do Pe. Ranyere de Santa Cruz dos Milagres, Pe. Antônio Carlos da São Francisco de Valença, Padre de Elesbão Veloso, o pároco Pe. Wanderley Morais, e dos diáconos Alaelson (provisório), Balbino e Francisco, além de seminaristas da Arquidiocese de Teresina.
Com o festejo meditando a sinodalidade e a eucaristia como tema central, a abertura trouxe esta reflexão: “Acolher é um ato de fé”. Este ano o festejo também está homenageando famílias valencianas a cada novena, sendo a Família Lima Verde os primeiros desse festejo.
Entusiasmado com a exitosa abertura do festejo, o pároco Pe. Wanderley Morais, ressalta o grande número de fiéis participando da primeira noite. “O festejo 2022 da nossa Paróquia iniciando com uma boa participação dos fiéis desde ontem com o Acorda Valença e hoje essa grande festa”, destaca.
Pe. Wanderley convida a comunidade para estarem presentes nas demais noites, vivendo esse tempo tão importante da Igreja e da Paróquia.
“A gente convida todos os fiéis para participar da festa que iniciou hoje e vai até o dia 26 de dezembro […]. Não deixe de participar porque esse é um momento importante na vida da nossa Paróquia, da nossa igreja, da nossa cidade que é exatamente celebrar a festa da mãe de Deus e também o nascimento de Jesus no nosso meio”, enfatiza.
Presidindo a Celebração Eucarística, Pe. Ranyere de Santa Cruz dos Milagres, falou da escolha assertiva da temática da Missa de abertura. “Graças a Deus a igreja de Valença trouxe um tema bem atual, ‘Acolher é um ato de fé’, então, precisamos ser uma igreja mais acolhedora, mais humana, mais solidária com os que sofrem”, frisa o sacerdote, que lembra o protagonismo do leigo com seu testemunho de fé que saí para além dos muros da igreja.
“Os leigos são protagonistas também da fé, são batizados e devem não só seguir Jesus dentro da igreja, mas fora da igreja, pois como eu disse tem muita gente lá fora nos aguardando com uma palavra de esperança, de ânimo e um chamado para retornar a casa do Pai, isso é muito importante, as palavras passam, mas o testemunho arrasta”, comenta Pe. Ranyere.
Presente no festejo de Valença, o diácono Alaelson, filho da cidade de Lagoa do Sítio, recentemente recebeu o diaconato provisório. Alaelson fala da alegria desse novo momento que o encaminha para a ordenação sacerdotal. “É um processo que é percebido a graça de Deus e a confirmação por meio da igreja, essa etapa visa o presbiterato, o sacerdócio, então, para mim é uma grande alegria perceber que a confirmação de Deus está vindo e o sacramento da ordem é uma grande graça para aqueles que o recebem”, conta.
Com a família de férias no município valenciano, José de Arimatéia, conta um pouco da sua história de serviço dedicado à matriz de Nossa Senhora.
“Essa ano Nossa Senhora do Ó e Conceição impulsionou não somente a mim, mas toda a minha família para vir para o festejo, aqui tem um marco histórico participei dessa igreja desde os 7 anos de idade, cantos, participações, enfim, para mim é uma alegria enorme estar aqui participando desse grandioso festejo”, explica Arimatéia.
O prefeito Marcelo Costa, que participou da abertura do festejo ao lado da sua mãe, Deusa Costa, falou da alegria em ver a igreja lotada pela comunidade.
“Muito feliz, as pessoas aqui com essa alegria no rosto, mas uma vez a gente batendo recorde de público, muito feliz, muito contente, você vê aqui os padres Wanderley, Antônio Carlos, os diáconos, todos os servidores do altar, a felicidade e a nossa felicidade aqui uns com os outros”, disse o prefeito.
Marcelo Costa parabenizou Pe. Wanderley pelo trabalho que vem fazendo na paróquia, em especial na revitalização com a troca do piso do patamar da matriz junto com iluminação e acessibilidade da igreja.