Valença do Piauí, 27 de abr, 2025

Prodeter da Bovinocultura é lançado beneficiando Valença, Aroazes e Elesbão Veloso

Aconteceu nesta sexta-feira (21) no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em Valença do Piauí o lançamento do Programa de Desenvolvimento Territorial voltado para a estruturação da Bovinocultura de corte e leite no território do Vale do Sambito. Participarão do projeto agricultores e pecuaristas de Valença, Aroazes e Elesbão Veloso.

“Daqui pra frente vamos trabalhar a atividade da bovinocultura de corte e leite nestes três municípios, dando uma assistência mais efetiva pra 55 criadores. O programa objetiva fortalecer a cadeia produtiva da bovinocultura, ajudando os produtores no que for necessário para eles se desenvolverem” afirmou o agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste, Benoni Rodrigues. Ele também agradeceu aos parceiros.

“Esse trabalho ele não é feito de forma isolada ele conta ele conta com diversos parceiros a nível municipal, uma ação bastante contundente da Adapi, Sada, Emater, Secretarias de Agriculturas, Câmaras de Vereadores, sindicatos e formando essa parceria forte da para a gente tocar o fortalecimento da cadeia produtiva da bovinocultura de corte e leite nesses municípios” acrescentou.

O pecuarista Osvaldo Pain de Elesbão Veloso afirmou que o apoio do Prodeter é importante para vencer as particularidades do semiárido, que é uma região com muitos desafios e por isso o assessoramento do Prodeter se faz muito importante. Ele relatou as dificuldades.

“As principais dificuldades são o escoamento da produção é a produção em si obter ferramentas de trabalho, pois a mão de obra estar escassa e o pecuarista, o pequeno, médio ele precisa de ferramentas porque com ferramenta facilita a entrada dele no mercado porque cada dia a gente tem que produzir melhor com menos tempo e com melhor qualidade e esse parceiro que é o Banco do Nordeste já transformou muitas propriedades rurais, vai transformar muito mais com esse projeto Prodeter é o que a gente almeja”.    

Em sua fala, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Devaldo Nunes ressaltou a importância do Prodeter e das ações do Banco do Nordeste em suas várias frentes. 

“Hoje o banco vai lá no interior, no dia 19, o Agroamigo esteve nos Quilombolas {comunidade Tranqueira} realizando o Agroamigo para homens e mulheres da comunidade e adjacentes, quer dizer, quem já viu o banco indo para o interior” frisou o presidente.

Thiago Rodrigues, Gerente Executivo Estadual de Desenvolvimento Territorial, destacou a importância da qualificação profissional e contábil ofertada pelo Prodeter.

“Vai dá esse rol de conhecimentos para que eles possam ter mais capacidade de empreender o seu negócio e acessar um crédito no banco sabendo onde vai aplicar, como vai aplicar os métodos de aplicação pra que o negócio dele possa se estruturar e ele possa produzir mais e possa ter o poder de competir no mercado, essa é a ideia do Prodeter pensar nesse todo dentro do território.

.
0 Comentário